Informações sobre Assistência psicossocial para adultos (a partir de 18 anos)
O QUE É
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são equipamentos de saúde abertos e de uso comunitário, que funcionam como referência para as ações de cuidado em saúde mental de cada território. Os CAPS contam com equipe multiprofissional que promove a atenção necessária às pessoas que vivenciam situações de intenso sofrimento psíquico. O usuário ou familiar que procura o CAPS participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) formulado especificamente para as suas demandas.
QUANDO SOLICITAR
Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, portanto não há necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento, tratamento multiprofissional e orientações.
PÚBLICO-ALVO
Os CAPS Adulto e Álcool e Drogas atendem pessoas de ambos os sexos, com idade acima de 18 anos.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
- RG; e
- Cartão SUS (preferencialmente).
PRAZO MÁXIMO
Não há.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencialmente ou informações por telefone. O endereço e os canais para contato dos CAPS podem ser conferidos na página da Coordenadoria de Atenção Básica (clique aqui - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Se dirija à unidade CAPS mais próxima do seu endereço com a documentação necessária;
2) Lá você será acolhida(o) por um profissional da equipe multiprofissional que iniciará a avaliação do caso e a indicação das atividades, consultas, objetivos e demais intervenções que integrarão o projeto terapêutico singular.
LEGISLAÇÃO
Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
O município conta com 102 CAPS; sendo 34 adultos, 33 CAPS infanto juvenis e 35 álcool e drogas (AD). Os CAPS tipo II prestam atendimento das 7h às 17h; os CAPS III contam adicionalmente com estrutura para acolhimento noturno e atenção intensiva 24 horas por até 14 dias.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Saúde (SMS);
Coordenadoria de Atenção Básica – Divisão de Saúde Mental.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para encaminhar sugestões, reclamações, solicitações, denúncias e elogios é possível ligar na Central SP 156, opção “5” e depois opção “1” (ligação gratuita - 24h).
Também é possível registrar sua reclamação pela internet, através do Portal Ouvidoria SUS (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 11/09/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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