Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Assistência psicossocial para adultos (a partir de 18 anos)

O QUE É

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são equipamentos de saúde abertos e de uso comunitário, que funcionam como referência para as ações de cuidado em saúde mental de cada território. Os CAPS contam com equipe multiprofissional que promove a atenção necessária às pessoas que vivenciam situações de intenso sofrimento psíquico. O usuário ou familiar que procura o CAPS participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) formulado especificamente para as suas demandas.

QUANDO SOLICITAR

Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, portanto não há necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento, tratamento multiprofissional e orientações. 

PÚBLICO-ALVO

Os CAPS Adulto e Álcool e Drogas  atendem pessoas de ambos os sexos, com idade acima de 18 anos.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

- RG; e 

- Cartão SUS (preferencialmente).

PRAZO MÁXIMO

Não há. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR

Presencialmente ou informações por telefone. O endereço e os canais para contato dos CAPS podem ser conferidos na página da Coordenadoria de Atenção Básica (clique aqui - link direciona para portal externo).

PRINCIPAIS ETAPAS

1) Se dirija à unidade CAPS mais próxima do seu endereço com a documentação necessária;

2) Lá você será acolhida(o) por um profissional da equipe multiprofissional que iniciará a avaliação do caso e a indicação das atividades, consultas, objetivos e demais intervenções que integrarão o projeto terapêutico singular.

LEGISLAÇÃO

Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

O município conta com 102 CAPS; sendo 34 adultos, 33 CAPS infanto juvenis e 35 álcool e drogas (AD). Os CAPS tipo II prestam atendimento das 7h às 17h; os CAPS III contam adicionalmente com estrutura para acolhimento noturno e atenção intensiva 24 horas por até 14 dias.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Saúde (SMS); 

Coordenadoria de Atenção Básica – Divisão de Saúde Mental.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para  encaminhar sugestões, reclamações, solicitações, denúncias e elogios é possível ligar na Central SP 156, opção “5” e depois opção “1” (ligação gratuita - 24h).

Também é possível registrar sua reclamação pela internet,  através do Portal Ouvidoria SUS (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

Criado em: 19/09/2016

Atualizado em: 11/09/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS