Ir para o menu [1] Ir para o conteúdo [2] Ir para a busca [3]

Link para tela inicial do portal SP156

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Matrícula no ensino de jovens e adultos (EJA)

1. O que é o serviço?

A EJA – Educação de Jovens e Adultos - é uma Modalidade da Educação Básica destinada a jovens e adultos acima de 15 anos que não tiveram acesso e/ou não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano). A Secretaria Municipal de Educação oferece a EJA nas suas escolas com formas diversificadas de atendimento que possibilitam aos jovens e adultos a continuidade dos estudos e conclusão do Ensino Fundamental:

- EJA Regular: oferecida nas escolas da Rede Municipal de Ensino, no período noturno, das 19h00 às 23h00 (período de quatro horas).

- CIEJA (Centro Integrado da Educação de Jovens e Adultos): normalmente funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno, apresentando um período obrigatório de aulas de duas horas e quinze minutos.

- EJA Modular: oferecido nas escolas que aderiram a este Projeto, no período noturno, das 19h00 às 23h00, tendo um período obrigatório de aulas de duas horas e quinze minutos, sendo o restante optativo.

- MOVA-SP (Movimento de Alfabetização): oferecido em entidades conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação (SME). As aulas acontecem nos períodos matutino, vespertino e noturno, de segunda a quinta-feira, com duração de 2 horas e quinze minutos.

2. Quando solicitar?

O educando pode se matricular ao longo do ano letivo.

3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

Na unidade escolar (consulte endereços e telefones aqui)

4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço

RG, comprovante de endereço e Comprovante de escolaridade. Caso não tenha comprovante de escolaridade, ele pode solicitar, antes de efetuar a matrícula, uma prova de classificação.

5. Legislação/Norma que regula o serviço

O serviço é regulamentado pela legislação municipal educacional vigente.

6. Taxas cobradas ou indicativo de gratuitade

Gratuito.

7. Prazo para a prestação do serviço

Quando há vaga disponível, a matrícula ocorre em até 2 dias. Quando não há vaga, o interessado é inserido em uma lista de espera e aguardar a disponibilidade.

8. Principais Etapas do Serviço - Passo a passo

Para se matricular na Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino, de acordo com a forma de atendimento escolhida é necessário:

• EJA Regular: o interessado deve comparecer em qualquer escola da Rede Municipal de Ensino e solicitar a sua inscrição, indicando em qual escola com EJA deseja estudar.

• CIEJA: o interessado deve solicitar a inscrição diretamente nos Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) em que deseja estudar.

• EJA MODULAR: o interessado deve solicitar a inscrição diretamente na escola que tem EJA Modular em que deseja estudar. Em todos os casos, o interessado deve levar os documentos para inscrição.

• MOVA-SP: o interessado deve solicitar a inscrição diretamente nas entidades conveniadas. Ele deve levar os documentos para inscrição.

9. Outras informações

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Educacao-de-Jovens-e-Adultos

Criado em: 19/09/2016

Atualizado em: 16/02/2017