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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Apoio à aprendizagem - Solicitar acompanhamento do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA)

O QUE É 

É o acompanhamento realizado pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) - link direciona para portal externo, que atende às escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) no desenvolvimento de práticas pedagógicas para bebês, crianças e adolescentes que, em virtude de situações sociais, culturais ou emocionais, se encontram em situação de vulnerabilidade educacional ou com significativos prejuízos no seu processo de escolarização. O Núcleo atua com equipes multidisciplinares advindas da carreira do magistério municipal, psicólogos, psicopedagogos e coordenadores do NAAPA, em itinerâncias às escolas, em grupos de trabalho (GTs) e na orientação quanto à articulação da rede de proteção social, objetivando a garantia de direitos de bebês, crianças e adolescentes, notadamente quanto ao acesso, permanência, desenvolvimento e aprendizagem. 

O Núcleo também se articula com os serviços da Rede de Proteção do território para contribuir com o cuidado e a proteção dos estudantes em todas as áreas. 

QUANDO SOLICITAR 

A solicitação poderá acontecer por diferentes meios: documentos oficiais encaminhados pela escola, solicitação apresentada pela supervisão escolar ou demais setores da Diretoria Regional, situações que surgem a partir das discussões nos GTs, solicitação de agentes externos tais como: Ministério Público, Vara da Infância e Adolescência, Conselho Tutelar, Unidades de Saúde, Serviços de Assistência Social, bem como outros agentes que compõem a rede de proteção social do território e de outros agentes diretamente envolvidos com os processos de escolarização. 

PÚBLICO-ALVO 

Bebês, crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino que se encontram em sofrimento ou com prejuízos no seu processo de escolarização. 

Importante: Além das equipes escolares, a solicitação pode ser realizada pela família, responsáveis legais, profissionais dos serviços de Saúde, Saúde Mental, Assistência Social, Varas da Infância e Adolescência e Conselhos Tutelares. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Ser estudante regularmente matriculado em Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino. 

PRAZO MÁXIMO 

O prazo pode variar de acordo com a disponibilidade de atendimento da equipe do NAAPA e dos encaminhamentos da escola. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO 

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR 

Presencial: 

- Diretorias Regionais de Educação, (clique aqui para consultar endereços e horários de funcionamento – link direciona para portal externo)

Algumas Diretorias Regionais de Educação poderão disponibilizar outros canais para solicitar este serviço. 

- Na escola na qual a(o) estudante está matriculada(o). A partir do primeiro contato e depois de constatada a necessidade, a equipe escolar realizará os encaminhamentos, (clique aqui para consultar os endereços das escolas - link direciona para portal externo)

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Compareça na Diretoria Regional de Educação ou na escola municipal em que a(o) estudante está matriculada(o); 

2) Indique a necessidade e solicite o encaminhamento para o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA);

3) Em caso de necessidade, a escola acionará a equipe do NAAPA por meio de relatório, constatando os desafios identificados no atendimento das necessidades pedagógicas da(o) estudante;

4) Depois de analisar, a escola entrará em contato por e-mail ou telefone para informar as providências tomadas; 

5) A solicitação pode ser feita diretamente ao Núcleo de Apoio e Acompanhamento para aprendizagem das Diretorias Regionais de Educação. 

NAAPA DRE Butantã 

E-mail: smedrebutantanaapa@sme.prefeitura.sp.gov.br  

Endereço: Rua Padre Eugênio Lopes, 361

Fone: 3397-8477 

Fone: 3397-8441 

NAAPA DRE Campo Limpo 

E-mail: smedrecampolimponaapa@sme.prefeitura.sp.gov.br  

Endereço: Av. João Dias, 3763 

Fone: 3396-1545

NAAPA DRE Capela do Socorro 

E-mail: smedrecapeladosocorronaapa@sme.prefeitura.sp.gov.br  

Endereço: Av Rio Bonito, 2330 

Fone: 5665-8240

NAAPA DRE Freguesia/Brasilândia 

E-mail: drefbnaapa@sme.prefeitura.sp.gov.br  

Endereço: Rua Marina Ciufuli Zanfelice, 371

Fone: 3397-8618 

Fone: 33978673 

NAAPA DRE Guaianases 

Email: naapagu@sme.prefeitura.sp.gov.br  

Endereço: Rua Serra do Mar, 32

Fone:  3808-9664

Fone: 3808-9669

NAAPA DRE Ipiranga 

E-mail: smedreipiranganaapa@sme.prefeitura.sp.gov.br  

Endereço: Leandro Dupret,525 

Fone: 3397-2853 

NAAPA DRE Itaquera 

E-mail: smedreitaqueranaapa@sme.prefeitura.sp.gov.br  

Endereço: Av. Itaquera, 241 

Fone: 3397-9522 

NAAPA DRE Jaçanã/Tremembé 

E-mail: smedrejacananaapa@sme.prefeitura.sp.gov.br  

Endereço: R. Mariquinha Viana, 656 

Fone: 2981-6260 

NAAPA DRE São Miguel 

E-mail: smedresaomiguelnaapa@sme.prefeitura.sp.gov.br  

Endereço: Av. Nordestina, 747 

Fone: 3397-5007 

NAAPA DRE Penha 

E-mail: smedrepenhanaapa@sme.prefeitura.sp.gov.br  

Endereço: Rua Apucarana, 215 

Fone: 3397-5075

Fone: 3397-9182

NAAPA DRE Pirituba/Jaraguá 

E-mail: naapapj@sme.prefeitura.sp.gov.br  

Endereço:  Rua Mario, 454

Fone: 3861-5757

NAAPA DRE Santo Amaro 

E-mail: smedrestoamaronaapa@sme.prefeitura.sp.gov.br 

Endereço:  Av. Dr. Lino de Moraes Leme, 10901

Fone: 2075-7977

NAAPA DRE São Mateus 

E-mail: smedresaomateusnaapa@sme.prefeitura.sp.gov.br 

Endereço: Av. Ragueb Chohfi, 1550 

Fone: 3397-6789 

Fone: 3397-6780 

LEGISLAÇÃO 

Decreto nº 55.309/14 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

Portaria nº 7.849/2016 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

Instrução Normativa nº 11/2020 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);

Instrução Normativa nº 20/2020 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES 

- Para saber mais sobre o NAAPA, clique aqui (link direciona para portal externo).   

ÓRGÃO RESPONSÁVEL 

Secretaria Municipal de Educação (SME). 

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO  

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 19/09/2016

Atualizado em: 18/10/2024

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