Informações sobre Nomes de ruas - solicitar renomeação
O QUE É
É a solicitação para dar nome ou renomear uma rua ou logradouro.
QUANDO SOLICITAR
Quando uma nova rua ou logradouro não possui nome ou quando houver interesse de renomear um logradouro já denominado.
PÚBLICO-ALVO
Todos os cidadãos da cidade de São Paulo.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem entregues para a solicitação:
- Requerimento padronizado assinado pelo requerente (acessar requerimento em portal externo);
- IPTU ou INCRA do imóvel com acesso para o logradouro que se quer oficializar - cópia;
- Título de propriedade registrado no cartório de registro de imóveis, mesmo que em nome de terceiros ou em área maior com acesso para o logradouro que se quer oficializar - cópia;
- Mapa da área com a demarcação correta do logradouro e/ou localização do logradouro no guia da cidade ou internet (vias, praças, vielas, vias de pedestres, etc.);
- Outros documentos, se necessário, que serão determinados no momento do protocolo.
PRAZO MÁXIMO
90 dias. O prazo pode variar dependendo da complexidade da situação e estudos a serem realizados.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Consultar Decreto de Preços Públicos – Decreto nº 59.160/2019 (link direciona para portal externo).
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Presencial:
Secretaria Municipal de Licenciamento: Rua São Bento, 405. 8º andar - Sala 81 Segunda a sexta - 9h as 17h
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Comparecer na Secretaria Municipal de Licenciamento e preencher o requerimento. Uma guia de pagamento será gerada;
2) Fazer o pagamento da guia;
3) O requerimento é encaminhado à equipe técnica para análise;
4) Publicação no Diário Oficial com a nomeação do logradouro.
LEGISLAÇÃO
Decreto nº 49.346/2008 (link direciona para portal externo);
Decreto nº 34.049/1994 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Acessar mais informações (link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL/CASE
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 10/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS