Informações sobre Solicitar certificado de segurança de edificação
O QUE É
É o documento que comprova a adaptação da edificação existente às condições de segurança de uso.
QUANDO SOLICITAR
Quando for necessário comprovar que a edificação, que não possui Habite-se, atende a todas as condições de segurança estabelecidas pela legislação municipal.
PÚBLICO ALVO
Responsáveis técnicos(as) e proprietários(as) de imóveis que precisam atestar a segurança da edificação.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem entregues para a solicitação:
- Formulário de requerimento padronizado (link direciona para portal externo);
- Guia de recolhimento quitada;
- Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano em exercício - cópia;
- Documentação que legitime o (a) proprietário(a) /responsável pelo uso;
- Peças gráficas do sistema de segurança a ser implantado, assinado por engenheiro (a) civil ou arquiteto (a) e engenheiro (a) eletricista;
- Laudo Técnico de Segurança (link direciona para portal externo) devidamente preenchido, assinado pelo(a) proprietário(a) e/ou responsável pelo uso da edificação e por profissional habilitado(a);
- Memorial descritivo das obras a serem executadas;
- Cronograma das obras a serem executadas;
- Certificado de Acessibilidade ou o protocolo do pedido;
- Declaração assinada pelo(a) profissional habilitado(a) atestando que a edificação atende às disposições do Código de Obras e Edificações - COE (Lei nº 16.642/2017) e legislação complementar, quanto às condições de segurança de uso, quando não for necessário a execução de obras e serviços de adaptação;
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e do Imposto Sobre Serviços (ISS) recolhido pelos(as) engenheiros(as) ou arquitetos(as) responsáveis pela elaboração dos documentos acima - cópias;
Observação: Poderá ser solicitada a apresentação de documentos adicionais dependendo das características da edificação.
PRAZO MÁXIMO
180 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
- Taxa de projeto em função do m² de área construída;
- Taxa de autuação do processo SEI.
Consulte o valor das taxas na tabela de preços públicos (link direciona para portal externo).
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Licenciamento - Aprova digital (link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acessar o Sistema Eletrônico de Informações - SEI;
2) Protocolar o pedido do Certificado de Segurança;
3) O processo é analisado pelo(a) técnico(a) responsável;
4) Caso seja necessário, a Secretaria Municipal de Licenciamento emitirá um comunique-se
5) Atender ao(s) comunique-se, se for o caso;
6) Se existirem obras a serem realizadas, é emitida a Intimação para Execução de Obras e Serviços (I.E.O.S.) com o prazo solicitado no cronograma, não superior a 180 dias;
7) Após a execução das obras/serviços, o Certificado de Segurança é emitido;
8) O resultado é publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.
LEGISLAÇÃO
- Lei 16.642/2017 (link direciona para portal externo);
- Decreto 57.776/2017 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Confira mais informações sobre o assunto (link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 10/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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