Ponto de ônibus – Solicitar substituição de modelo antigo (madeira ou tubo) por modelo novo (totem metálico)
O QUE É
É a substituição de um ponto de ônibus do modelo antigo (madeira ou tubo) por um ponto de ônibus do modelo novo (totem/pontalete metálico).
ATENÇÃO! Este serviço somente atualiza o modelo de ponto de ônibus (troca o antigo por equipamento do novo modelo), não fazendo a substituição de um ponto sem cobertura (totem/pontalete) por um ponto com cobertura (abrigo) ou vice-versa.
QUANDO SOLICITAR
Quando o ponto antigo ainda não tiver sido substituído por um equipamento do modelo novo ou quando o ponto de ônibus tiver sido retirado por terceiros e houver a necessidade de reinstalação do equipamento pela Prefeitura de São Paulo.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para a solicitação:
- Endereço completo do ponto de ônibus, com numeração;
- Tipo de ponto de ônibus (com cobertura ou sem cobertura);
- Ponto de referência e sentido. Escreva no campo “Descrição”, no final do formulário, um ponto de referência.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
- Você deve comparecer em uma das Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar os endereços das Subprefeituras) ou em um Descomplica SP (clique aqui para consultar os endereços das unidades).
O horário de atendimento das Subprefeituras e do Descomplica SP é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefônico:
- Central Telefônica SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;
4) A solicitação é enviada para SPObras, que encaminha para a concessionária responsável;
5) O serviço é realizado. Sua solicitação será finalizada e você receberá por e-mail a confirmação da conclusão de seu serviço;
6) A qualquer momento você pode acompanhar sua solicitação usando seu número de protocolo pelo Portal de Atendimento SP156, na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui).
Presencial:
1) Você deve comparecer presencialmente em uma das Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar os endereços das Subprefeituras - link direciona para portal externo) ou em um Descomplica SP (clique aqui para consultar os endereços das unidades);
IMPORTANTE!
O horário de atendimento das Subprefeituras e do Descomplica SP é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
2) Comunique que deseja solicitar a substituição de um ponto de ônibus do modelo antigo por um ponto de ônibus do modelo novo. O atendente irá guiá-lo para uma das mesas para preenchimento de um formulário de solicitação;
3) A solicitação é encaminhada à São Paulo Obras (SPObras) e o serviço realizado. Para acompanhar o andamento da sua solicitação, você pode acessar a aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 e verificar a situação do seu processo.
Telefônico:
1) Ligue para a Central Telefônica 156 e informe que deseja solicitar a substituição de um ponto de ônibus do modelo antigo por um ponto de ônibus do modelo novo;
2) O atendente da Central Telefônica 156 irá registrar a sua solicitação;
3) Após o registro feito pelo atendente, ele irá comunicar o protocolo da solicitação. É necessário que você anote e acompanhe através do portal ou ligando novamente para obter a resposta sobre a substituição do ponto de ônibus.
LEGISLAÇÃO
Lei 8.666/1993 (link direciona para portal externo);
Lei 8.987/1995 (link direciona para portal externo);
Lei 14.223/2006 (link direciona para portal externo);
Lei 15.465/2011 (link direciona para portal externo);
Decreto 52.933/2012 (link direciona para portal externo);
Lei 16.786/2018 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
SPObras – São Paulo Obras.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 13/02/2017
Atualizado em: 05/08/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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