Informações sobre Defesa Civil - Avisar emergência
O QUE É
É o registro de ocorrências emergenciais para a Defesa Civil. A partir da ocorrência, a Defesa Civil irá ao local e acionará outros órgãos responsáveis. O atendimento de ocorrências também pode ser solicitado por outros órgãos.
QUANDO SOLICITAR
Em situações emergenciais, como:
- Alagamento;
- Desabamento;
- Deslizamento;
- Destelhamento;
- Erosão;
- Explosão;
- Incêndio;
- Inundação;
- Obra de arte (danificada);
- Produtos perigosos;
- Queda de aeronave;
- Queda de árvore;
- Queda de galho;
- Rachadura de Edificação;
- Risco de desabamento;
- Risco de deslizamento;
- Risco iminente de queda de árvore;
- Rompimento de adutora;
- Rompimento de galeria de águas pluviais;
- Soterramento;
- Vazamento de gás.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço completo da ocorrência;
- Outras informações sobre a ocorrência (podem variar, conforme a situação).
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Não há.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Telefônico:
- Central Telefônica 199;
- Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Registrar a ocorrência ou pedir a informação por meio da Central Telefônica 199 ou 156;
2) Em caso de registro de ocorrência, fornecer as informações necessárias, conforme atendente solicitar;
3) A equipe técnica irá até o local analisar a situação;
4) Conforme a ocorrência, a equipe técnica irá garantir a segurança do local;
5) Se necessário, a equipe técnica acionará outros órgãos para auxiliar;
6) Ao ser concluída, a ocorrência apresentará o status "finalizado" e a cidadã ou o cidadão que registrar a ocorrência de forma identificada receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a as providências adotadas.
LEGISLAÇÃO
Lei Nº 12.608, de 10 de abril de 2012 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Segurança Urbana – SMSU
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM): denunciar (clique aqui), elogiar (clique aqui), sugerir (clique aqui) e reclamar (clique aqui).
Criado em: 10/10/2019
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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