Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre CCInter - Solicitar vaga no Centro de Convivência Intergeracional

O QUE É

O Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) é um serviço que oferece atividades para crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas. O objetivo é promover a convivência entre as diferentes faixas etárias, com oficinas escolhidas pelos participantes e nos dias em que podem participar, entre períodos/dias, intercalados ou contínuos; 

As atividades procuram desenvolver o convívio social e a interação entre as gerações.

QUANDO SOLICITAR

Quando houver interesse em participar das atividades e for identificada alguma situação de vulnerabilidade (como pobreza, ausência de renda, falta de acesso aos serviços públicos e fragilização dos vínculos familiares e comunitários) com crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas. 

PÚBLICO-ALVO

Crianças (a partir dos 6 anos), adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas em situação de pobreza, ausência de renda e falta de acesso aos serviços públicos.  

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação:

- A pessoa interessada deve comparecer ao CRAS mais próximo de sua residência para ser encaminhada ao CCInter;

- Não é necessária documentação específica para o atendimento no CRAS, mas para a inscrição no CCInter será necessário documento de identificação. Dependendo da necessidade da pessoa, o CRAS poderá realizar outros encaminhamentos.

Documentos necessários para solicitação:

- Documento de identificação (como o Registro Geral (RG) ou certidão de nascimento).

PRAZO MÁXIMO

O prazo de encaminhamento depende da disponibilidade de vagas na região.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Presencial:

- Centros de Referência de Assistência Social - CRAS (clique aqui para consultar endereços - link direciona para portal externo).

Para saber o local mais próximo de sua residência, consulte o link acima ou ligue na Central de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS

Presencial:

1) A pessoa que será atendida ou a família da criança ou do(a) adolescente deve comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social – CRAS da sua região;

2) O CRAS realiza o atendimento social;

3) A pessoa é encaminhada ao CCInter caso esteja de acordo com seu perfil;

4) Caso não haja vaga disponível para início imediato, a pessoa será inserida em uma lista de espera.

LEGISLAÇÃO

Portaria nº. 46/SMADS/2010 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) - Tipificação dos serviços socioassistenciais no Município de São Paulo;

Norma Técnica dos Serviços Socioassistenciais – Proteção Social Básica (clique para acessar - link direciona para portal externo)

Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Caso não faça parte do público-alvo para o CCinter ou não haja o serviço na sua região, a pessoa poderá ser encaminhada para outro serviço da rede socioassistencial da região, como:

- Centro para Crianças e Adolescentes - CCA;

- Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo - CEDESP;

- Circo Social;

- Centro para Juventude - CJ;

- Centro de Convivência da Pessoa Idosa - CCI;

Esta Carta de Serviços apresenta uma descrição simplificada de um serviço da assistência social. Para ter acesso à descrição técnica mais detalhada do serviço, consulte os documentos indicados na seção Legislação.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

- Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).

-  Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 06/03/2018

Atualizado em: 13/11/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS