Informações sobre COHAB - Quitar ou reduzir saldo devedor utilizando FGTS
O QUE É
É a solicitação para quitar o saldo devedor ou reduzir uma parte das parcelas do financiamento da COHAB, usando o saldo do FGTS.
QUANDO SOLICITAR
A qualquer momento.
PÚBLICO-ALVO
Proprietário(a) do imóvel financiado pela COHAB, participante do contrato ou representante legal, desde que seja titular da conta do FGTS.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos:
- Ser titular da conta do FGTS, seja como proprietário (a) do imóvel financiado pela COHAB, participante do contrato ou representante legal.
- Possuir FGTS há no mínimo 3 anos;
- Possuir saldo na conta do FGTS;
- Estar em dia com as prestações ou colocar as prestações em dia, no ato ou após o pagamento da 1ª prestação da renegociação.
Documentos a serem entregues:
- Formulário DAMP (fornecido pela COHAB no momento da solicitação presencial e que deve ser assinado pela(o) titular da conta do FGTS a ser utilizada) - cópia.
- Requerimento a ser preenchido no momento da solicitação presencial (assinado por um dos participantes ou representante legal) - cópia;
Documentos a serem apresentados:
- Contrato de Compromisso de Compra e Venda assinado - original;
- Carteira de trabalho (com o registro da empresa a ser utilizado o FGTS) - original;
- Cartão do PIS ou PASEP - original;
- CPF - original;
- Documento de Identidade - original;
- Certidão de Nascimento ou Casamento, ou declaração de união estável - original;
- Extrato atualizado da conta do FGTS a ser utilizado - original;
Informações necessárias:
- Número do CNPJ e endereço da empresa depositária do FGTS.
Caso o nome e o endereço da empresa não constem ou não estejam legíveis na Carteira de Trabalho, será necessário anexar uma declaração da própria empresa com nome e endereço.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal da COHAB (link direciona para portal externo);
Presencial:
- Agência de Atendimento da COHAB - Av. São João, 299, Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h com agendamento prévio pelo Portal da COHAB (link direciona para portal externo) ou ligando para a Central SP156.
- Descomplica SP Cidade Tiradentes - Estrada Iguatemi, 7001 – Jardim Pedra Branca – Cidade Tiradentes - (clique aqui conferir os endereços) – Atendimento de segunda a sexta feira, das 8h às 17h
- Descomplica SP São Miguel - Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76 - Vila Jacuí - São Miguel Paulista - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clique aqui para ver no mapa).
PRINCIPAIS ETAPAS
Para fazer agendamento em uma Agência de Atendimento COHAB:
1) Acessar o Portal da COHAB (link direciona para portal externo);
2) Ler as instruções e preencher o requerimento para realizar o agendamento;
3) Logo depois, uma senha (número da solicitação) será enviada, junto com a relação de documentos necessários para a solicitação. Após fazer seu agendamento, você terá 20 dias corridos para entregar os documentos.
Presencial:
1) Comparecer no dia e horário agendado com os documentos necessários para a solicitação;
2) Após fazer a solicitação, a equipe técnica da COHAB entrará em contato dentro do prazo estipulado.
LEGISLAÇÃO
OBSERVAÇÕES
- A(o) cônjuge da(o) titular do contrato poderá utilizar o seu FGTS desde que seja co-participante e seja casada(o) em regime parcial de bens para imóvel adquirido após o casamento ou casada(o) em regime universal de bens para imóvel adquirido antes do casamento por uma das partes, de acordo com o pacto antenupcial.
- O abatimento só poderá ser feito no financiamento base, não pode ser utilizado para abatimento de prestações de renegociação de dívida.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo - COHAB.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria através do Portal da COHAB (link direciona para portal externo).
Criado em: 21/02/2018
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS