Informações sobre Alistamento no serviço militar - Atualizar dados
O QUE É
São alterações de dados que estão errados ou que precisam ser atualizados em documentos militares.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver necessidade de corrigir ou atualizar dados em um documento militar.
PÚBLICO-ALVO
Brasileiros do sexo masculino que queiram corrigir e atualizar dados em seus documentos militares.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos:
- Residir no município de São Paulo.
Documentos a serem apresentados para solicitar o serviço:
- Documento militar a ser alterado ou documento de identidade com foto;
- Documento que comprove o motivo da correção ou atualização dos dados;
- Comprovante de residência - são permitidas declarações como
comprovação de residência que podem ser feitas na Junta de Serviço Militar em próprio punho.
PRAZO MÁXIMO
A correção no banco de dados seguirá o prazo determinado para a emissão da 2ª via de cada certificado militar a ser retificado.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Taxa: R$ 6,10 + Multa R$18,30
O pagamento pode ser feito em qualquer banco.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h - Consulte os endereços das Juntas do Serviço Militar (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acesse o Portal de Atendimento SP156 na 2ª via do Certificado Militar de a ser retificado;
2) Insira login e senha de cadastro do Portal SP156;
3) Solicite o serviço preenchendo corretamente o formulário e anexando cópia digitalizada dos documentos necessários;
4) A equipe da Junta do Serviço Militar recebe a solicitação, verificará a documentação e estando correto, enviará o QR-Code PIX para pagamento;
5) Após pagar, acesse a área "minhas solicitações" e adicione a cópia digitalizada do comprovante de pagamento ao protocolo;
6) A equipe da Junta do Serviço Militar receberá o comprovante de pagamento, produzirá e encaminhará o documento para assinatura. Finalizando a solicitação com o envio do Certificado Militar de 2ª via que o cidadão faz jus.
7) Faça cadastro no site do Governo Federal(link direciona para portal externo) caso não esteja cadastrado. Em seguida acesse o portal Alistamento Militar Online (link direciona para portal externo), para imprimir seu Certificado Militar de 2ª via.
8) Caso não tenha acesso, retorne à unidade da Junta do Serviço Militar no dia que lhe for informado no ato da solicitação.
*A qualquer momento a pessoa que registrou a solicitação no Portal SP156 pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. (link para acompanhar por meio do Portal SP156)
Presencial:
1) Compareça em uma Junta do Serviço Militar Consulte os endereços das Juntas do Serviço Militar (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Apresente os documentos comprobatórios da solicitação;
3) A equipe da Junta do Serviço Militar recebe a solicitação, analisa qual tipo de documento se trata a solicitação e estando correto, emitirá o QR-Code PIX para pagamento relacionado ao novo Certificado;
4) A equipe da Junta do Serviço Militar irá produzir e encaminhar para assinatura a 2ª via que o cidadão faz jus.
5) Faça cadastro no site do Governo Federal(link direciona para portal externo) caso não esteja cadastrado. Em seguida acesse o portal Alistamento Militar Online (link direciona para portal externo), para imprimir seu Certificado de Militar de 2ª via.
6) Caso não tenha acesso, retorne à unidade da Junta do Serviço Militar no dia que lhe for informado no ato da solicitação.
LEGISLAÇÃO
Art. 171 do Decreto 57.654 de 20 Jan 1966 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
Feito o documento com a assinatura digital, não será mais necessário comparecer em uma Junta e pagar multa para obter a segunda via. O documento estará disponível na página do alistamento para ser impresso..
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU);
Junta Militar.
MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, elogio ou sugestão sobre o processo de alistamento e serviço militar, a pessoa deve se dirigir a uma Junta do Serviço Militar. As reclamações e sugestões são recebidas pela área responsável no máximo em 3 dias, são analisadas e um parecer é emitido. Todas as manifestações podem ser feitas de maneira anônima.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 10/10/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS