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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Alistamento no serviço militar - Atualizar dados

O QUE É

São alterações de dados que estão errados ou que precisam ser atualizados em documentos militares.

QUANDO SOLICITAR

Quando houver necessidade de corrigir ou atualizar dados em um documento militar.

PÚBLICO-ALVO

Brasileiros e brasileiras que queiram corrigir e atualizar dados em seus documentos militares.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Requisitos:

- Residir no município de São Paulo.

Documentos a serem apresentados para solicitar o serviço:

- Documento militar a ser alterado ou documento de identidade com foto;

- Documento que comprove o motivo da correção ou atualização dos dados;

- Comprovante de residência - são permitidas declarações como comprovação de residência que podem ser feitas na Junta de Serviço Militar em próprio punho.

PRAZO MÁXIMO

A correção no banco de dados seguirá o prazo determinado para a emissão da 2ª via de cada certificado militar a ser retificado.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Taxa: R$ 6,19 + Multa R$18,57

O pagamento pode ser feito em qualquer banco.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).

Presencial:

- Juntas do Serviço Militar (clique aqui para consultar os endereços - link redireciona para portal externo). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

PRINCIPAIS ETAPAS

Eletrônico:

1) Acesse o Portal de Atendimento SP156 na 2ª via do Certificado Militar de a ser retificado;

2) Insira login e senha de cadastro do Portal SP156;

3) Solicite o serviço preenchendo corretamente o formulário e anexando cópia digitalizada dos documentos necessários;

4) A equipe da Junta do Serviço Militar receberá a solicitação, verificará a documentação e estando correto, enviará o QR-Code PIX para pagamento;

5) Após pagar, acesse a área "Acompanhe sua solicitação" e adicione a cópia digitalizada do comprovante de pagamento ao protocolo;

6) A equipe da Junta do Serviço Militar receberá o comprovante de pagamento, confeccionará, encaminhará para a assinatura e finalizará a solicitação com o envio do Certificado Militar de  2ª via que o cidadão faz jus.

7) Acesse o site do Alistamento Militar Online (clique aqui para acessar - link redireciona para portal externo). Antes, faça um cadastro no site Gov.br (clique aqui para acessar - link redireciona para portal externo), caso ainda não tenha, para imprimir seu Certificado Militar de 2ª via.

8) Caso não tenha acesso, retorne à unidade da Junta do Serviço Militar no dia que lhe for informado no ato da solicitação.

*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a solicitação no Portal SP156 pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Para acompanhar por meio do Portal SP156, clique aqui.

Presencial:

1) Compareça à Junta do Serviço Militar em um dos endereços indicados;

2) Apresente os documentos comprobatórios da solicitação;

3) A equipe da Junta do Serviço Militar receberá a solicitação, analisará de qual tipo de documento se trata a solicitação e, estando correto, emitirá o QR-Code PIX para pagamento relacionado ao novo Certificado;

4) A equipe da Junta do Serviço Militar confeccionará e encaminhará para a assinatura a 2ª via que o cidadão faz jus.

5) Acesse o site do Alistamento Militar Online (clique aqui para acessar - link redireciona para portal externo). Antes, faça um cadastro no site Gov.br (clique aqui para acessar - link redireciona para portal externo), caso ainda não tenha, para imprimir seu Certificado Militar de 2ª via.

6) Caso não tenha acesso, retorne à unidade da Junta do Serviço Militar no dia que lhe for informado no ato da solicitação.

LEGISLAÇÃO

Decreto nº 57.654/1966 – Artigo 171 – Regulamenta a Lei do Serviço Militar (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Feito o documento com a assinatura digital, não será necessário comparecer em uma Junta do serviço militar para obter a segunda via. Basta acessar a página do Alistamento Militar Online (clique aqui para acessar - link redireciona para portal externo) e imprimir seu novo documento. 

Só será necessário procurar uma JSM e fazer nova solicitação, caso você tenha que fazer alguma alteração de algum dos dados lançados no certificado.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Junta do Serviço Militar

Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU)

MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO

Para registrar uma reclamação, elogio ou sugestão sobre o processo de alistamento e serviço militar, a pessoa deve se dirigir a uma Junta do Serviço Militar. As reclamações e sugestões são recebidas pela área responsável no máximo em 3 dias, são analisadas e um parecer é emitido. Todas as manifestações podem ser feitas de maneira anônima.

Criado em: 19/09/2016

Atualizado em: 06/02/2025

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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