Informações sobre CEU - Emprestar livros em bibliotecas
O QUE É
Informações sobre como funciona o empréstimo de livros ou outros materiais das bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs)..
QUANDO SOLICITAR
Quando desejar retirar livros ou outros materiais nas bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs).
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados para solicitar o serviço:
- Documento digital, original ou cópia simples de um dos seguintes documentos de identidade: RG, CNH, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, Carteira de Conselho Profissional, Certificado de Reservista, Passaporte.
- Comprovante* de residência emitidos nos últimos 3 meses anteriores ao pedido de inscrição, com o nome da pessoa, ou dos pais ou do cônjuge.
Informações necessárias para solicitação:
- Telefone de contato;
- E-mail.
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
Eletrônico:
Atendimento:
- De segunda à sexta-feira, das 08h às 20h;
- Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h;
- Para a organização do acervo e catalogação dos itens, as bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) estarão fechadas aos domingos ou segundas-feiras, ou terão horário reduzido, conforme estabelecido pelo Conselho Gestor do Centro Educacional Unificado (CEU);
- Para mais informações, consulte a unidade de interesse.
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial:
1) Vá à biblioteca do Centro Educacional Unificado (CEU), na qual deseja realizar o empréstimo, com os documentos necessários;
2) Apresente os documentos e informações para cadastro;
3) Após o cadastro efetuado pelo servidor público, você receberá o Cartão do Leitor;
3) Pesquise o livro de interesse no catálogo ou peça ajuda à equipe da biblioteca;
4) Solicite o empréstimo;
5) Devolva o livro à biblioteca dentro do prazo estipulado ou solicite renovação;
6) Após concluída a devolução do livro, a pessoa solicitante receberá e-mail de confirmação.
LEGISLAÇÃO
Decreto nº 57.478/2016 (link direciona para portal externo);
Portaria SME nº 8.004/2016 (link direciona para portal externo);
Instrução Normativa SME nº 35/2023 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- No caso residentes em albergues ou abrigos, é necessário apresentar uma declaração emitida por Assistente Social;
- Na impossibilidade de comprovação de residência, o usuário deverá preencher e assinar declaração de residência, cujo formulário será fornecido pela biblioteca;
- No caso de menores de 16 (dezesseis) anos, a inscrição deverá ser feita por responsável legal, o qual assinará o Termo de Responsabilidade;
- Na impossibilidade do comparecimento dos responsáveis legais, o menor deverá trazer o Termo de Responsabilidade, devidamente preenchido e assinado, acompanhado de original ou cópia do documento de identidade da pessoa que assinou.
Para cadastros especiais:
- Pesquisadores: apresentar comprovante de matrícula ou carteirinha de estudante com data de validade atualizada;
- Estudantes da Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU): apresentar declaração de matrícula;
- Professores: apresentar holerite atualizado ou carta com timbre da instituição em que trabalha;
- Instituição: apresentar ofício/carta em papel timbrado, assinado pelo responsável, com a indicação do nome, RG e telefone das pessoas autorizadas a retirarem material por empréstimo.
- Para consultar o regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Educação (SME).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 30/07/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS