Cadastro Municipal de Comércio de Animais (CMCA) – Fazer inscrição
O QUE É
É o registro dos estabelecimentos que comercializam (criação e venda) cães e gatos no Município de São Paulo.
QUANDO SOLICITAR
Quando o estabelecimento realizar as atividades de comercialização de cães e gatos no Município de São Paulo.
A inscrição no Cadastro Municipal de Comércio de Animais (CMCA) precisa ser feita em 30 dias após o pré-cadastro no Sistema de Identificação e Cadastro de Animais Domésticos (SICAD).
PÚBLICO-ALVO
Estabelecimentos de criação e venda de cães e gatos no Município de São Paulo.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisito:
- Usuário e senha do Sistema de Identificação e Controle de Animais Domésticos (SICAD).
Documentos a serem entregues para solicitar o serviço:
-Ato constitutivo (contrato social, estatuto social, certificado MEI, declaração de empresário) - cópia digitalizada;
-Documento de comprovação de habilitação profissional do responsável técnico - cópia digitalizada;
-Certificado de Regularidade de Pessoa Jurídica junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária - cópia digitalizada;
-Documento de comprovação de vínculo do responsável técnico - cópia digitalizada;
-Anotação de responsabilidade técnica (ART) - cópia digitalizada.
Informações necessárias para solicitação:
- Nome;
- Número do CPF;
- E-mail.
PRAZO MÁXIMO
90 DIA(s).
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.
- Sistema de Identificação e Cadastro de Animais Domésticos - para pré-cadastro (clique aqui).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Requerer a sua inscrição prévia no Cadastro Municipal de Comércio de Animais (CMCA) por meio do preenchimento do formulário online disponibilizado no sítio eletrônico do Sistema de Identificação e Cadastro de Animais Domésticos (SICAD) (clique aqui);
2) Ainda no SICAD, após cadastrar a senha, informar os dados do estabelecimento e no campo obrigatório “É um estabelecimento CMCA:?:*”, escolher a opção “SIM”;
3) Acessar o Portal SP156 e solicitar a inscrição no CMCA preenchendo o formulário e anexando os documentos exigidos, em até 30 dias corridos a contar da data de preenchimento do formulário online de requerimento no SICAD;
3) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante (receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão;
4) Após a informação de que o cadastro foi efetuado, a pessoa solicitante precisará entrar no SICAD com usuário e senha previamente cadastrados e acessar a inscrição no menu “Estabelecimento”, na aba “Situação do Cadastro”.
*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Para acompanhar por meio do Portal SP156, clique aqui.
LEGISLAÇÃO
Portaria SMS.G n°1.100/2018 (clique aqui).
OBSERVAÇÕES
O estabelecimento também precisa requerer a Licença de Funcionamento Sanitária caso o estabelecimento não a possua, ao mesmo tempo em que faz a inscrição no CMCA.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Saúde - SMS
Divisão de Vigilância de Zoonoses - DVZ
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Criado em: 07/08/2019
Atualizado em: 16/03/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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