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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Hospital Veterinário Público - Solicitar atendimento para cães e gatos

O QUE É

A prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico gratuito a cães e gatos da população de baixa renda, residente na capital, por meio de hospitais veterinários públicos. Atualmente o serviço é disponibilizado em quatro unidades, localizadas nas Zonas Norte, Leste, Sul e Oeste da cidade de São Paulo. 

Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação.  

Atenção:Os hospitais não realizam castração. Clique aqui para solicitar castração gratuita de cães e gatos. 

QUANDO SOLICITAR

- Casos de urgência e emergência* são atendidos durante todo o horário de atendimento ao público da unidade, sem a necessidade de retirar senhas ou de agendamento prévio. 

- Atendimentos não emergenciais devem ser agendados previamente, conforme calendário da unidade e disponibilidade de vagas. 

*a definição dos casos de urgência e emergência segue critérios médicos. 

PÚBLICO-ALVO

- População de baixa renda residente na cidade de São Paulo, que seja tutor de cães e/ou gatos. (Obs.: Há triagem social na recepção) 

- Para a utilização do serviço, o responsável pelo animal deve ser maior de idade.  

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Documentos obrigatórios para utilização do serviço: 

- Carteirinha do Registro Geral do Animal (RGA); 

- Documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal; 

- Comprovante de residência na cidade de São Paulo atualizado (emitido em até 3 meses) em nome da pessoa responsável pelo animal, que deverá estar presente na consulta; 

- Cartão/comprovante de programa social, se houver 

PRAZO MÁXIMO

O prazo para atendimento da solicitação é definido pela classificação de risco e demanda do serviço.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO

Presencial: 

Para urgências e emergências, o atendimento de todos os hospitais é feito de segunda a segunda, das 7h às 17h, inclusive nos feriados. Para consultar mais informações, clique aqui para acessar.

- Unidade Zona Sul:Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba – CEP: 04690-090 (clique aqui para ver no mapa)

Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as segundas-feiras, das 14h às 16h.  

Há triagem social na recepção. 
- Unidade Zona Leste: Rua Ulisses Cruz, 285 - Tatuapé - CEP: 03077-000 (clique aqui para ver no mapa)

Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as terças-feiras, das 14h às 16h. 

Há triagem social na recepção. 

 
- Unidade Zona Norte: Rua Atílio Piffer, 687, Casa Verde - CEP: 02516-000 (clique aqui para ver no mapa)

Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as quartas-feiras, das 14h às 16h. 

Há triagem social na recepção
- Unidade Zona Oeste: Rua Prof. Dr. Orlando de Marques Paiva, 87 – Butantã – CEP: 05508-900 (clique aqui para ver no mapa).  

Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, que acontece a partir de 07h, de segunda a segunda, inclusive nos feriados.  

Há triagem social na recepção. 

Em breve, por agendamento presencial. 

PRINCIPAIS ETAPAS 

Em casos de Urgência e Emergência: 

1) Compareça na unidade pretendida durante o horário de atendimento ao público da unidade, levando o animal; 

2) Apresente os documentos descritos no item “REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES”; 

3) Será feita triagem para avaliar o animal, seguindo critérios médicos;   

5) Caso o quadro não se enquadre em urgência/emergência o tutor será orientado a realizar agendamento de consulta. 

  Atendimento não emergencial: 

1) Consulte o sistema de atendimento da unidade de sua preferência; 

2) Nessa etapa, não precisa levar o animal, porém, se houver dúvida sobre a gravidade da condição clínica do cão ou gato, a indicação é que leve para avaliação; 

3) Compareça na unidade escolhida no dia e horário de agendamento (é obrigatório ter mais de 18 anos); 

4) Apresente os documentos obrigatórios descritos no item; 

5) Haverá triagem social na recepção; 

6) Na data agendada, o tutor deve retornar à unidade com o animal, portando os documentos obrigatórios. 

Atenção: Os agendamentos são realizados conforme disponibilidade de vaga. 

LEGISLAÇÃO

Artigo 40º, inciso VII do Decreto 59.685/2020 (link direciona para portal externo). 

OBSERVAÇÕES

- Não há atendimentos aos finais de semana e feriados em nenhuma das unidades. 

- Não serão atendidos os animais das pessoas que não apresentarem os documentos obrigatórios. 

- O munícipe poderá agendar um paciente (para primeiro atendimento) por vez, e até dois pacientes por mês, respeitando o limite previsto em legislação de animais por domicílio. 

- O Hospital Veterinário não possui serviço de transporte animal e não se responsabiliza pelo transporte dos mesmos. 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal da Saúde (SMS);

Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre este serviço, entre em contato com o portal da rede de Ouvidoria SUS da cidade de São Paulo (clique aqui - link direciona para portal externo). 


Criado em: 06/03/2017

Atualizado em: 19/11/2024

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