Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Reparos em Pontes, Viadutos e Túneis

O QUE É
É a solicitação da visita de técnicos ao local para detecção de problemas aparentes que comprometam a estrutura física de pontes, viadutos e passarelas. 

Caso a vistoria identifique  problemas que coloquem em risco a infraestrutura, será feito o reparo ou execução de obra.
QUANDO SOLICITAR
Quando for verificada alguma anormalidade em pontes, passarelas e viadutos que comprometa a estrutura, tais como afundamento de via, trincas, descolamento de concreto, entre outras.
Exemplo de afundamento de via:

Exemplo de descolamento de concreto:

PÚBLICO-ALVO
Toda(o) cidadã(o) que identificar algum problema aparente nas pontes e viadutos.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para a solicitação: 
- Endereço completo (caso não haja endereço específico, indicar algum próximo, com ponto de referência e altura que se encontra a ponte, viaduto ou passarela);
- Descrição do problema observado.
PRAZO MÁXIMO

No máximo 30 dias.
O prazo para a execução da obra ou reparo irá depender da complexidade e gravidade do problema, mas é possível acompanhar o andamento através do processo eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR 

Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156.

Telefônico:

Central Telefônica 156.

Presencial:

Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar os endereços).

PRINCIPAIS ETAPAS

1) Solicitar o serviço em um dos canais de atendimento;

2) Preencher ou informar os itens do formulário;

3) Acompanhar o protocolo na aba “Acompanhe Sua Solicitação” no Portal de Atendimento SP156 ou através da Central SP156;

4) A equipe responsável fará uma visita técnica ao local para confirmar a existência ou não do problema;

5) Constatado o problema que comprometa a estrutura da ponte, viaduto ou passarela, será feito o reparo ou a execução da obra;

6) O laudo da vistoria e o andamento da obra (caso a vistoria seja procedente) podem ser consultados via processo eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo). O número dos processos será enviado via e-mail e/ou mensagem, ou poderá ser consultado no Portal SP156.

LEGISLAÇÃO

Decretos 42.239/01.08.02 (link direciona para portal externo);

Decreto 8.658/14.12.77 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras - SIURB

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 22/03/2019

Atualizado em: 17/10/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS