IPTU - Solicitar declaração de existência/inexistência de lançamento fiscal
O QUE É
É a declaração que informa sobre a existência ou não de lançamento fiscal em relação ao IPTU para um determinado imóvel. Tal declaração, a partir de um endereço fornecido pelo titular do imóvel, identifica a existência ou não de número de inscrição fiscal relacionado ao IPTU.
QUANDO SOLICITAR
Quando a pessoa proprietária ou possuidora do imóvel não possuir conhecimento quanto ao atual número de inscrição fiscal relacionado ao IPTU ou desejar saber se o mesmo possui lançamentos de IPTU.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que não receberam a Notificação de Lançamento (cartela) do IPTU ou que estão em dúvida se o seu imóvel possui Lançamentos de IPTU.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem entregues para solicitação:
- Croqui (desenho simples) das ruas do entorno do imóvel;
- Identificação do Imóvel em imagem aérea do Google Earth;
- Cópia simples de documento que identifique o imóvel e a legitimidade (Certidão de Matrícula, Contrato de Compra, entre outros);
- Cópia simples de documento de identificação (RG ou outro documento que contenha assinatura);
- Comprovante de endereço atualizado;
- Login no Senha Web.
Observação: o fornecimento da identificação do imóvel em imagem aérea do Google Earth facilita a identificação do imóvel e evita o indeferimento.
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Solicitar o serviço no Portal de Atendimento SP156;
2) Preencher o formulário;
3) Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156;
4) Caso a Secretaria Municipal da Fazenda (SF) queira pedir esclarecimentos ou documento, você será informado(a) e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;
5) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status “finalizado” e a cidadã ou cidadão receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
LEGISLAÇÃO
Ordem Interna SF/SUREM nº07, de 29 de Outubro de 2018.
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Fazenda - SF
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 25/09/2020
Atualizado em: 14/11/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS