Ônibus - Reclamar de intervalo excessivo da linha
O QUE É
É a reclamação do tempo de espera entre ônibus de uma mesma linha estando ao longo do trajeto.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver demora na espera de um ônibus da linha em um ponto de embarque ao longo do itinerário.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que utilizam linhas do sistema de transporte coletivo público por ônibus.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para reclamar:
- Informe no formulário o endereço onde o fato aconteceu;
- Data e horário da ocorrência;
- Número da linha do ônibus;
- Informe o tempo de espera;
- Sentido do ônibus (caso necessário, escreva no campo “Descrição”);
- Descrição do que aconteceu.
PRAZO MÁXIMO
20 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Telefônico:
Central de Atendimento SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de reclamação;
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize sua reclamação;
4) Sua reclamação será analisada pela equipe da SPTrans;
5) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas;
6) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua reclamação.
Telefônico:
1) Ligue 156 e reclame sobre o intervalo excessivo da linha. Lembre-se que é necessário informar todos os dados para o atendente;
2) Anote o protocolo da sua reclamação. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui). Caso prefira, você também pode consultar o andamento da reclamação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;
3) Sua reclamação será analisada pela equipe da SPTrans;
4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua reclamação.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.241 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo);
Portaria nº 087/2018-SMT.GAB (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Caso deseje, você pode solicitar o serviço de forma anônima.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
A(o) cidadã(o) pode manifestar-se sobre o serviço prestado quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 07/02/2018
Atualizado em: 12/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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