Ônibus fretado - Denúncia de conduta ou postura do condutor
O QUE É
É o registro da denúncia sobre a conduta do profissional, envolvendo:
- Tratamento desrespeitoso;
- Agressão física;
- Direção perigosa/ alta velocidade;
- Motorista com traje inadequado;
- Problemas no embarque/desembarque Descumprimento ao ponto de parada.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver suspeita ou constatação de alguma das irregularidades citadas acima.
PÚBLICO ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Data;
- Horário;
- Endereço da ocorrência (preencha o endereço com o local onde foi constatada a irregularidade);
- Placa do veículo.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156( você já está aqui).
Telefônico:
Central telefônica 156.
Presencial:
Praças de Atendimento das Subprefeituras- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h - (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Registrar denúncia nos canais de atendimento;
2) Registro será encaminhado ao setor de Disciplina ou Fiscalização do Departamento de Transportes Públicos (DTP) (clique aqui para acessar informações sobre o responsável pelo serviço - link direciona para portal externo);
3) O condutor (caso identificado e sendo do sistema de gerenciamento de transporte público) será convocado para prestar esclarecimentos;
4) Análise dos fatos apresentados;
5) Aplicação de penalidades cabíveis (se for o caso);
6) Conclusão do processo e encerramento do protocolo.
LEGISLAÇÃO
- Lei nº 16.311/2015 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Decreto 56.963/2016 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria SMT nº 72/2016 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria SMT nº 73/2016 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria SMT nº 89/2018 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria SMT.DTP nº 58/2021 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria SMT/SETRAM nº 3/2022 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Para mais informações sobre Táxi, (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
Para mais informações sobre Escolar, (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
- Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);
- Departamento de Transportes Públicos (DTP);
- Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM).
MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 01/11/2017
Atualizado em: 14/02/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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