Informações sobre Táxi - Baixa ou exclusão do Ponto
O QUE É
É o serviço de baixa ou exclusão de um taxista do ponto de táxi. A baixa ocorre quando o próprio condutor solicita sua saída do Ponto Privativo ao qual está vinculado. A exclusão ocorre quando os demais condutores do ponto aprovam a exclusão de um taxista do ponto através da realização de uma assembleia e com a concordância da maioria (pelo menos 50% + 1).
QUANDO SOLICITAR
Baixa – quando houver interesse do próprio taxista em sair do ponto
Exclusão – por má conduta do taxista ou por abandono do ponto
PÚBLICO-ALVO
Taxista do Ponto Privativo
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para a solicitação (BAIXA):
- Cadastro Municipal de Condutores de Táxi (CONDUTAX);
- Alvará de Estacionamento;
- Requerimento de baixa de ponto disponível em Baixa de Ponto (clique aqui - link direciona para portal externo).
Documentos necessários para a solicitação (EXCLUSÃO):
- Requerimento de abertura de Processo SEI (clique aqui para acessar documento PDF);
- Documento de todos os condutores com direito a voto;
- Ata de votação após assembleia dos condutores.
PRAZO MÁXIMO
- Baixa – imediata;
- Exclusão – 90 dias a partir da abertura do processo.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
- Baixa: R$ 88,00;
- Exclusão: ISENTO.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Praça de atendimento do Departamento de Transportes Públicos (DTP). Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
PRINCIPAIS ETAPAS
ATENÇÃO: É obrigatório o agendamento, que é feito pelo próprio interessado
1) Para realizar o agendamento e atendimento presencial, somente através do Portal de Agendamento - Departamento de Transportes Públicos (DTP) (clique aqui - link direciona para portal externo) – para tanto faça o passo a passo a seguir: Assunto: (Escolha a Modalidade de Interesse) Táxi – Escolar – TEG – Carga a Frete – Fretamento – Motofrete 🡺 Serviço: (Escolha o Serviço de Interesse) 🡺 Zona: Leste 🡺 Local: DTP – (Escolha o Bloco de Atendimento) 🡺 Clique na caixa Inserir Serviço e preencha próxima tela com seus dados como solicitado 🡺 clique em AVANÇAR 🡺 Escolha a data e horário disponíveis 🡺 clique em AVANÇAR 🡺 Insira o código de imagem solicitado 🡺 Clique em CONCLUIR 🡺 seu agendamento foi efetivado, imprima o Protocolo pois a apresentação é obrigatória no dia de seu atendimento;
2) Compareça na data e horário agendados no Departamento de Transportes Públicos (DTP) que está localizado na R. Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo - SP, (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo);
3) No Departamento de Transportes Públicos (DTP), dirija-se ao balcão de atendimento conforme seu protocolo de agendamento (Bloco A, B, C, D ou E) e apresentar todos os documentos necessários;
4) O atendente analisará a documentação, e em caso de dúvidas ou documentação não estando de acordo, o mesmo atendente orientará o interessado. Caso tudo esteja correto, o serviço será concluído;
5) Para acompanhar o andamento da sua solicitação a qualquer momento pelo Portal de Processos, clique aqui (link direciona para portal externo).
LEGISLAÇÃO
Lei 7.329/1969 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT/DTP Nº 216/2016 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Para mais informações sobre Táxi, clique aqui (link direciona para portal externo).
Para baixa: Se o condutor não for o titular do alvará, ambos condutores precisarão comparecer ao DTP para efetivação.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Departamento de Transportes Públicos (DTP)
Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM)
Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 18/12/2024
Atualizado em: 21/03/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS