Informações sobre Táxi - Peculiaridade do regulamento (Regras do Ponto de Táxi)
O QUE É
É o registro de normas próprias (regras) para o ponto, solicitada(s) pelos taxistas e aprovada(s) em assembleia pela maioria dos condutores (50% + 1).
O objetivo é a criação de um regulamento próprio e complementar para a boa convivência no ponto, desde que não conflite com a legislação existente.
QUANDO SOLICITAR
Quando se fizer necessário implantar regras não contempladas em legislação específica da categoria.
PÚBLICO-ALVO
Condutores titulares de vaga do Ponto Privativo.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para solicitação:
- Requerimento de abertura de Processo SEI (clique aqui para acessar documento PDF);
- CNH e CONDUTAX de todos os condutores com direito a voto;
- Ata de votação após assembleia dos condutores.
PRAZO MÁXIMO
60 dias, a partir da abertura do processo.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
R$ 28,90.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- E-mail: dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br.
Presencial:
Praça de atendimento do Departamento de Transportes Públicos (DTP). Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
ATENÇÃO! Não é necessário agendamento.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Para fazer o pedido envie um e-mail para: dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br solicitando o SERVIÇO DE INTERESSE. Anexe no e-mail o Requerimento para abertura de Processo SEI (clique aqui para acessar documento PDF), seguido dos documentos listados em REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
2) Sua documentação será recebida e você receberá a resposta de seu e-mail com o boleto (DAMSP), para pagamento e posterior retorno do comprovante de quitação;
3) Após recebimento do comprovante de pagamento, será autuado o processo Administrativo - SEI e sua solicitação será registrada e encaminhada à área responsável para análise;
4) O atendente analisará a documentação e havendo dúvidas ou documentação não estando de acordo o mesmo atendente orientará o interessado, estando tudo correto concluirá o seu serviço.
5) Acompanhe o andamento da sua solicitação a qualquer momento pelo Portal de Processos - Consulta de Processos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Presencial:
1) Compareça com a documentação necessária no Protocolo do DTP (Bloco A) que está localizado na R. Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo - SP (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo). Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
2) Sua documentação será recebida e emitido o boleto (DAMSP), para pagamento e posterior retorno do comprovante de quitação;
3) Após recebimento do comprovante de pagamento, será autuado o processo Administrativo - SEI e sua solicitação será registrada e encaminhada à área responsável para análise;
4) O atendente analisará a documentação e havendo dúvidas ou documentação não estando de acordo, o mesmo atendente orientará o interessado, estando tudo correto concluirá o seu serviço.
5) Acompanhe o andamento da sua solicitação a qualquer momento pelo Portal de Processos - Consulta de Processos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
LEGISLAÇÃO
Portaria SMT/DTP Nº 216/2016 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Para mais informações sobre Táxi (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Para consultar os valores aplicados a cada critério (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo). Busque na tabela: “LICENÇA - serviços” > “Taxa de Expediente”.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
- Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);
- Departamento de Transportes Públicos (DTP);
- Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 19/07/2024
Atualizado em: 21/03/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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