CCM - Solicitar correção de cadastro
O QUE É
É a solicitação de correção de alguma informação do Cadastro de Contribuinte Mobiliário (CCM) via processo administrativo ou eletronicamente.
Os dados que podem ser alterados através deste processo são: informações cadastrais, endereço, razão social, código de serviço e código de TFE (Taxa de Fiscalização de Estabelecimento).
*TFA (Taxa de Fiscalização de Anúncios) e TRSS (Taxa de Resíduos Sólidos de Saúde) são assuntos tratados separadamente.
QUANDO SOLICITAR
Quando existir algum equívoco na informação do seu Cadastro.
Se o erro for percebido antes de 30 dias, é possível corrigir sem processo. Caso contrário, é necessário protocolar processo administrativo.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas cadastradas no CCM.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Login com senha web;
- RG e CPF do solicitante;
- Instrumento de Constituição (Contrato Social, Declaração de Firma Individual, Estatuto, Ata) e, se for o caso, suas alterações posteriores, regularmente registradas no órgão competente;
- Procuração com firma reconhecida no caso de representação;
- Ficha de Dados Cadastrais – FDC – para emitir sua FDC, clique aqui;
- Notificação da Taxa de Fiscalização de Estabelecimento (TFE) (se for o caso).
PRAZO MÁXIMO
Até 90 dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 90 dias de acordo com a complexidade do caso.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça o login no Portal de Atendimento SP156;
2) Preencha o formulário eletrônico e anexe a documentação exigida;
3) Acompanhe o protocolo na aba “Minhas Solicitações” do Portal de Atendimento SP156;
4) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status “finalizado” e você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
LEGISLAÇÃO
Lei nº 8.435/76, que regulamenta o CCM (link direciona para portal da legislação municipal).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Fazenda – SF.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 10/03/2021
Atualizado em: 03/09/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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