Nota do Milhão - Primeiro acesso - Solicitar orientações para configurar como MEI
Atenção!
A partir de 01º de Setembro de 2023, o MEI deixa de emitir nota pelo sistema da NFS-e da Prefeitura do Município de São Paulo e fica obrigado a emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica - NFS-e de padrão nacional pelo Portal da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (clique aqui) ou pelo aplicativo de NFS-e-Mobile (clique aqui).
Para mais informações sobre a emissão de nota no padrão nacional, clique aqui para consultar.
Observação: Os MEIs que precisarem fazer a emissão retroativa ou conversão do Recibo Provisório de Serviços (RPS) referente a período anterior a 01/09/2023, bem como substituição e cancelamento de notas emitidas antes de tal data, deverão fazê-los no sistema da NFS-e da Prefeitura do Município de São Paulo.
O QUE É
É a orientação que o MEI (Microempreendedor Individual) pode solicitar para a Secretaria da Fazenda para configurar o sistema de Nota do Milhão para emissão correta das Notas Fiscais. A pessoa contribuinte receberá uma orientação específica, detalhada e com o passo a passo.
IMPORTANTE: Saiba o passo a passo para emitir suas notas fiscais eletrônicas de maneira simples e gratuita. Acesse o site de Emissão de Notas Fiscais para MEI.
QUANDO SOLICITAR
Após fazer a inscrição no portal do empreendedor e tiver com o CCM (como prestador de serviços) e Senha Web liberados, o MEI deve fazer a configuração inicial no sistema da Nota do Milhão.
PÚBLICO-ALVO
Microempreendedores Individuais do município de São Paulo que emitam Notas Fiscais.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
Descrever a situação que está impedindo a configuração do MEI.
PRAZO MÁXIMO
5 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Solicitar o serviço no Portal de Atendimento SP156;
2) Preencher o formulário;
3) Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156;
4) Caso a Secretaria Municipal da Fazenda (SF) queira pedir esclarecimentos ou documentos: você será informado e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;
5) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status “finalizado” e a cidadã ou cidadão receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
LEGISLAÇÃO
- Lei nº13.701/2003 (link direciona para portal externo);
- Decreto nº53.151/2012 (link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Fazenda - SF
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 29/05/2020
Atualizado em: 06/03/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS