Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) - 2ª via
O QUE É
É a solicitação da 2ª via do certificado dado ao cidadão que é dispensado de prestar o Serviço Militar.
QUANDO SOLICITAR
A qualquer momento do ano quando a via original for danificada, extraviada, roubada, furtada, etc.
PÚBLICO-ALVO
Brasileiros do sexo masculino que foram dispensados de prestar o serviço militar e cuja via original do CDI tenha sido danificada, extraviada, roubada, furtada, etc.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos necessários para a solicitação:
- Residir no município de São Paulo.
Informações necessárias para solicitação eletrônica ou presencial:
- Nome completo;
- Número de celular;
- E-mail.
Documentos a serem entregues para solicitação eletrônica:
- Carteira de identidade, carteira de motorista ou outro documento com foto - digitalizado;
- Comprovante de residência digitalizado - pode estar no nome dos pais do cidadão, desde que o nome dos pais conste no RG ou Certidão de Nascimento.
Documentos a serem apresentados para solicitação presencial:
- Documento com foto - original;
- Comprovante de residência - pode estar no nome dos pais ou responsáveis do cidadão, desde que o nome dos pais conste no RG ou Certidão de Nascimento. São permitidas declarações como comprovação de residência que podem ser feitas na Junta de Serviço Militar em próprio punho.
PRAZO MÁXIMO
- Eletrônico ou Presencial: 10 dias úteis.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
R$25,24 (Taxa: R$ 6,31 + Multa R$18,93). O pagamento pode ser feito em qualquer banco.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
- Juntas do Serviço Militar - (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize sua solicitação;
5) A equipe da Junta do Serviço Militar recebe a solicitação e, estando correto, envia o QR-Code PIX para pagamento;
6) Após pagar via PIX, acesse a área "minhas solicitações " (clique aqui para acessar - link direciona para portal) e adicione a cópia digitalizada do comprovante de pagamento ao protocolo;
7) A equipe da Junta do Serviço Militar receberá o comprovante de pagamento e finalizará a solicitação com o envio do Certificado de Dispensa de Incorporação – 2ª via no prazo de até 10 dias úteis.
- Acompanhe a qualquer momento o andamento do protocolo (clique aqui para acessar - link direciona para portal).
Presencial:
1) Compareça na Juntas do Serviço Militar - (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – em um dos endereços indicados e solicite o “Certificado de Dispensa de Incorporação – 2ª via”;
2) Você vai receber o QR-Code PIX para pagamento;
3) Após pagar o boleto, entregue o comprovante de pagamento na mesma unidade da Junta do Serviço Militar em que você solicitou o atendimento;
4) A equipe da Junta do Serviço Militar receberá o comprovante de pagamento e confeccionará e encaminhará para a assinatura. O documento será entregue no prazo de 10 dias úteis;
5) Para imprimir seu “Certificado de Dispensa de Incorporação – 2ª via”, faça um cadastro no site Gov.br (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo), caso ainda não tenha. Em seguida acesse o site de Alistamento Militar Online (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
6) Caso não tenha acesso, retorne à unidade da Junta do Serviço Militar no dia que lhe for informado no ato da solicitação.
LEGISLAÇÃO
OBSERVAÇÕES
Feito o documento com a assinatura digital, não será mais necessário compareça em uma das Juntas do Serviço Militar - (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) e pagar multa para obter a segunda via. Bastando para isso acessar a página do alistamento militar e imprimir seu documento.
Só será necessário procurar uma JSM e fazer nova solicitação, caso você tenha que fazer alguma mudança de algum dos dados lançados no certificado.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
- Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU);
- Junta Militar.
MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO
- Para registrar uma reclamação, elogio ou sugestão sobre o processo de alistamento e serviço militar, dirija-se à uma das Juntas do Serviço Militar - (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo);
- As reclamações e sugestões são recebidas pela área responsável no máximo em 3 dias, são analisadas e um parecer é emitido;
- Todas as manifestações podem ser feitas de maneira anônima.
Criado em: 05/09/2019
Atualizado em: 25/04/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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