Animais silvestres feridos – Solicitar atendimento veterinário
O QUE É
É a solicitação por atendimento médico veterinário a animais silvestres que necessitem de cuidados por estarem feridos ou acidentados, ou para animais silvestres que entraram em imóveis (como casas, escolas, empresas, etc.).
QUANDO SOLICITAR
Quando a pessoa presenciar animais silvestres feridos ou acidentados que precisem de atendimento veterinário ou que estejam causando incômodo ou conflitos em casas ou estabelecimentos.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Para atendimento pelo Descomplica e pelo telefone são necessárias as informações:
- Nome completo;
- Telefone;
- Endereço completo;
-CPF;
-E-mail;
- Descrição da solicitação.
PRAZO MÁXIMO
Imediato se por meio dos telefones do plantão.
2 dias úteis se por outros canais.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Presencial:
- Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar os endereços).
Telefônico:
- Central Telefônica SP156
- Plantão técnico: (11) 3885-6669 (Horário para atendimento telefônico: de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, aos finais de semana das 8h às 14h e em feriados das 8h às 12h).
- Plantão por WhatsApp: envie uma mensagem para (11) 95220-0219.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acessar um dos canais para solicitar o serviço;
2)A ocorrência será registrada e encaminhada para a avaliação da situação por parte dos técnicos (biólogos ou veterinários).
3) Após esta avaliação, os técnicos entrarão em contato por telefone para viabilizar o encaminhamento e atendimento no animal pela equipe do CeMaCas (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres).
LEGISLAÇÃO
Decreto nº 58.625/19(link direciona para portal externo)
Portaria nº 1/14 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
Animais que não fazem parte da fauna silvestre de vida livre da cidade de São Paulo poderão não ser atendidos pelo serviço. O recebimento de animais na unidade de atendimento fica condicionado à existência de vagas para a espécie.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
Divisão de Fauna Silvestre - SVMA/DFS
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 14/03/2018
Atualizado em: 08/11/2022
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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