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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Animais silvestres feridos – Solicitar atendimento veterinário

O QUE É 

É a solicitação por atendimento médico veterinário a animais silvestres que necessitem de cuidados por estarem feridos ou acidentados, ou  para animais silvestres que entraram em imóveis (como casas, escolas, empresas, etc.).

 

QUANDO SOLICITAR

Quando a pessoa presenciar animais silvestres feridos ou acidentados que precisem de atendimento veterinário ou que estejam causando incômodo ou conflitos em casas ou estabelecimentos.

 

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa. 

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Para atendimento pelo Descomplica e pelo telefone são necessárias as informações:

- Nome completo;

- Telefone; 

- Endereço completo; 

-CPF;

-E-mail;

- Descrição da solicitação.

 

PRAZO MÁXIMO 

Imediato se por meio dos telefones do plantão.

2 dias úteis se por outros canais.

 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

 

CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO

Presencial:

Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar os endereços).

Telefônico:

- Central Telefônica SP156

- Plantão técnico: (11) 3885-6669 (Horário para atendimento telefônico: de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, aos finais de semana das 8h às 14h e em feriados das 8h às 12h).

- Plantão por WhatsApp: envie uma mensagem para (11) 95220-0219.

 

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Acessar um dos canais para solicitar o serviço;

2)A ocorrência será registrada e encaminhada para a avaliação da situação por parte dos técnicos (biólogos ou veterinários). 

3) Após esta avaliação, os técnicos entrarão em contato por telefone para viabilizar o encaminhamento e atendimento no animal pela equipe do CeMaCas (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres).

 

LEGISLAÇÃO

Decreto nº 58.625/19(link direciona para portal externo) 

Portaria nº 1/14  (link direciona para portal externo)

 

OBSERVAÇÕES

Animais que não fazem parte da fauna silvestre de vida livre da cidade de São Paulo poderão não ser atendidos pelo serviço. O recebimento de animais na unidade de atendimento fica condicionado à existência de vagas para a espécie.

 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

Divisão de Fauna Silvestre - SVMA/DFS

 

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

 Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 14/03/2018

Atualizado em: 08/11/2022

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