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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Senha Web - Solicitar desbloqueio online para Pessoa Jurídica

ATENÇÃO! Este serviço não é destinado a MEI. 
Clique aqui para acessar o serviço de desbloqueio da senha do MEI.
O QUE É
A Senha Web é um cadastro eletrônico que permite o acesso a áreas restritas de portais como Certidões Tributárias Municipais, Programas de Parcelamentos de Débitos Tributários (presentes no portal da Secretaria da Fazenda), acesso à emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, dentre outros.
Para solicitar Senha Web:

A solicitação é a 1ª etapa para ter a Senha Web, através do preenchimento do formulário de requisição. Para preencher o formulário clique aqui (link direciona para portal externo).

Para validação de cadastro e desbloqueio da Senha Web da Pessoa Física do representante legal:
A validação de cadastro e o desbloqueio é a 2ª etapa para ter a Senha Web. Acontece quando o cadastro é realizado no sistema e a documentação enviada está em ordem. Então a Senha Web da Pessoa Física do representante legal é ativada. Com ela, a Pessoa Jurídica pode registrar a Senha Web que representam. 

QUANDO SOLICITAR

Solicitação: Quando a pessoa deseja solicitar algum serviço da Prefeitura que exija o uso da Senha Web, por exemplo: certidão ou contestação de cobrança de tributos municipais, adesão ao programa de parcelamento, dentre outros. 

Para o MEI e Empresário Individual a Senha Web é obrigatória para a emissão de notas fiscais.

Validação de cadastro e desbloqueio da Senha Web da Pessoa Física do representante legal: depois de solicitar a Senha Web, a pessoa solicitante deve enviar o formulário e os documentos para que o cadastro seja validado, e a senha do representante legal cadastrada pela pessoa seja desbloqueada. Isso deve ser feito para que a senha da Pessoa Jurídica seja desbloqueada.

Importante: Recomendamos que acesse o Portal da Senha Web para maiores informações (clique aqui - link direciona para portal externo).

PÚBLICO-ALVO

Representantes legais de pessoas jurídicas.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 
Formulários, requerimentos e documentos a serem entregues na forma presencial: 
Formulário “Solicitação de Validação de Cadastro Pessoa Jurídica, Pessoa Física e Desbloqueio de Senha Web Pessoa Física” assinado (link direciona para portal externo) – original;
- Documento de identificação oficial do(a) sócio(a) administrador(a)/presidente com foto e assinatura - cópia; 
- Cartão do CNPJ - cópia;
- Contrato social e alterações ou consolidado registrados no órgão competente – original e cópia simples ou cópia autenticada;
- Para Sociedades Anônimas, clubes, igrejas, condomínios e associações - estatuto e ata (a mais recente) registrado no órgão competente - original e cópia simples ou cópia autenticada;
- Procuração com firma reconhecida, expedida há no máximo 1 ano, caso o formulário esteja assinado pelo procurador – original e cópia simples, ou apenas uma cópia autenticada.


Formulários, requerimentos e cópias de documentos a serem entregues através do Portal de Atendimento SP156: 
Para a opção de verificação de identidade através do protocolo assinado:
- Formulário “Solicitação de Validação de Cadastro Pessoa Jurídica, Pessoa Física e Desbloqueio de Senha Web Pessoa Física” assinado (link direciona para portal externo) - cópia digitalizada;
- Documento de identificação oficial do(a) sócio(a) administrador(a)/presidente com foto e assinatura - cópia digitalizada;
- Cartão do CNPJ - cópia digitalizada;
- Contrato social e alterações ou consolidado registrados no órgão competente – cópia autenticada digitalizada;
- Para Sociedades Anônimas, clubes, igrejas, condomínios e associações - estatuto e ata (a mais recente) registrado no órgão competente - cópia autenticada digitalizada;
- Procuração com firma reconhecida, expedida há no máximo 1 ano, caso o formulário esteja assinado pelo procurador – cópia autenticada digitalizada.


Para a opção de verificação de identidade através do envio de foto (selfie):
- Formulário “Solicitação de Validação de Cadastro Pessoa Jurídica, Pessoa Física e Desbloqueio de Senha Web Pessoa Física” sem assinatura - cópia digitalizada;

- Foto da sua assinatura em um papel em branco, para fins de comparação com a assinatura do documento de identificação que será enviado - cópia digitalizada;

- Documento de identificação oficial do(a) sócio(a) administrador(a)/presidente com foto e assinatura; 

- Contrato social e alterações ou consolidado registrados no órgão competente – cópia autenticada digitalizada;

- Para Sociedades Anônimas, clubes, igrejas, condomínios e associações - estatuto e ata (a mais recente) registrado no órgão competente - cópia autenticada digitalizada;

- Procuração com firma reconhecida, expedida há no máximo 1 ano, caso o formulário esteja assinado pelo procurador – cópia autenticada digitalizada.

- Uma foto sua segurando o documento de identificação, como neste exemplo:
 
Importante: o documento que aparece na foto precisa estar aberto, para que apareçam as informações, assinatura e a foto. Se não for possível, tire uma foto da parte frontal e outra do verso do documento, sempre ao lado do seu rosto.

PRAZO MÁXIMO

Presencial: Imediato (após entrega do formulário e documentação). 

Portal de Atendimento SP156: até 5 dias úteis. 
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156

Importante: acesse o Portal Senha Web (clique aqui - link direciona para portal externo) para preencher o formulário presente na solicitação pelo Portal de Atendimento SP156.
Presencial: 

(apenas para entrega do formulário e documentos):
Descomplica SP (clique aqui para fazer agendamento - link direciona para portal externo)
PRINCIPAIS ETAPAS

Eletrônico:
1) Preencha o formulário de Senha Web (link direciona para portal externo) com os dados do representante legal e da empresa;
2) Faça o login no Portal de Atendimento SP156 (senha do Portal SP156);
3) Na tela seguinte, selecione se a sua solicitação é para Sociedades Anônimas, clubes, igrejas, condomínios e associações ou demais Pessoas Jurídicas e se o pedido será feito por você ou será feito através de outra pessoa (procurador);
4) Faça o upload dos documentos solicitados;
5) Acompanhe a solicitação na aba “Acompanhe Sua Solicitação” no Portal de Atendimento SP156 e pelo e-mail cadastrado no sistema na Senha Web;
6) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status “finalizado” e você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão e os procedimentos para desbloquear a Senha Web da Pessoa Jurídica.
Presencial:
1) Preencha o formulário de Senha Web (link direciona para portal externo) com os dados do representante legal e da empresa;
2) Imprima a solicitação de Validação de Cadastro/Desbloqueio de Senha Web, assine e separe os documentos;
3) Agende atendimento no Descomplica SP desejado;
4) Apresente o formulário e os documentos no local e horário marcado.
LEGISLAÇÃO
Portaria SF nº 64 de 23 de março de 2021 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES
- Quem escolhe o conjunto de letras, números e/ou símbolos usados na senha é a(o) própria(o) cidadã(o).
Clique aqui para mais informações sobre o Portal da Senha Web (link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Fazenda - SF 
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 10/03/2021

Atualizado em: 04/04/2023

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