Informações sobre Animais transmissores de doenças - Enviar para identificação
O QUE É
Emissão de laudo contendo informações da espécie identificada, tais como:
Vetores – moscas, mosquitos, pernilongos, percevejos, barbeiros, carrapatos, pulgas e piolhos;
Peçonhentos – vespas marimbondos, abelhas, formigas, taturanas, aranhas, escorpiões, lacraias, serpente;
Hospedeiros – lesmas, caramujos, ratos, etc.
QUANDO SOLICITAR
Quando constatada presença de animal que pode oferecer risco à saúde.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Data em que foi coletado o animal;
- Endereço em que foi coletado o animal.
PRAZO MÁXIMO
10 dias a contar do recebimento do animal pelo LABFAUNA.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Presencial:
- LABFAUNA (Laboratório de Identificação e Pesquisa em Fauna Sinantrópica)
Rua Santa Eulália, 86 – Santana (Próximo ao metrô Carandiru).
Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h as 17h, exceto feriados.
- UVIS (Unidade de Vigilância em Saúde)
Encontre a UVIS mais próxima de você. (link direciona para portal externo)
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Levar o animal para um dos canais listados acima, informando necessariamente o endereço e a data em que foi coletado o animal;
2) Após o recebimento do animal pelo LABFAUNA, este realizará a análise dentro do prazo de 10 dias;
3) O laudo de análise com as orientações/medidas preventivas deve ser retirado no mesmo local de entrega do animal.
LEGISLAÇÃO
Título III, Saúde e Meio Ambiente, Cap. I, Artigos 18 e 19.
Título III, Saúde e Meio Ambiente, Cap. II, Artigo 22.
Caderno de Atenção Básica – Vigilância em Saúde – Zoonoses (link direciona para portal externo)
Instrução Normativa IBAMA nº 141, de dezembro de 2006 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
Maiores informações sobre a DVZ (link direciona para portal externo)
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Saúde - SMS
Coordenadoria de Vigilância em Saúde - COVISA
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
É possível registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre este serviço em contato com a Ouvidoria SUS.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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