Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único Comum - Solicitar aprovação de foto cadastral

O QUE É 
É o envio de foto frontal de rosto para atualizar os dados pessoais do Bilhete Único.  
QUANDO SOLICITAR
A foto atualizada é um dos requisitos para solicitar/atualizar o cadastro, quando não enviada é impossível a emissão do Bilhete Único. 
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa, a partir dos seis anos de idade, que utilizar o transporte público na cidade de São Paulo e Região Metropolitana. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para a solicitação:

- E-mail. 
Documentos necessários para a solicitação:

- RG - cópia;

- CPF - cópia.

PRAZO MÁXIMO 

2 dias para aprovação. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

Presencial: 
Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços dos postos de atendimento - link direciona para portal externo)
PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Para realizar o envio de forma eletrônica, acesse o portal do Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);

2) Faça login com seu CPF e RG ou e-mail e senha; 

3) Para  solicitar o serviço é necessário tirar uma foto de rosto (selfie) e seguir o passo a passo: 
- salvar no formato j.peg;
- incluir em seu cadastro; ou
- levar uma foto 3x4 em qualquer um dos nossos postos de vendas espalhados pelo município de São Paulo.
4) Caso a solicitação seja feita de forma online, a foto será atualizada nos dados cadastrais. Em casos em que a solicitação é feita de forma presencial, a equipe técnica da SPTrans trata do pedido e atualiza o cadastro. 
LEGISLAÇÃO
Decreto nº 58639/19 (ink direciona para portal externo);
Portaria SMT.GAB nº 050 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- É responsabilidade do usuário do Bilhete Único manter as informações e a foto sempre atualizadas. 
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A – SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado. 

Criado em: 06/03/2018

Atualizado em: 31/01/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS