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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único Especial da pessoa com deficiência - Solicitar a 2ª via

O QUE É 

É a solicitação da 2ª via do Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência, para uso gratuito no Sistema de Transporte Público.

QUANDO SOLICITAR

Quando a 1ª via do Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência for perdida, extraviada, roubada ou danificada (mau funcionamento).

PÚBLICO-ALVO

Pessoas com deficiência física, visual, auditiva e ou intelectual, que comprovem os critérios exigidos e moram na cidade de São Paulo, cidades da Região Metropolitana de São Paulo ou em Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Botujuru e Jundiaí.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Documentos a serem apresentados:

- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE ou Protocolo de Refugiado);

- CPF (caso o documento de identificação com foto não apresente essa informação);

- Comprovante recente de residência – máximo de 6 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.). Não é necessário que o comprovante de endereço esteja no nome da pessoa solicitante.

PRAZO MÁXIMO 

30 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico: 

- Portal de Atendimento da SPTrans (link direciona para portal externo).

Presencial: 

Postos de Atendimento à Pessoa com Deficiência (link direciona para portal externo). É necessário realizar o agendamento prévio pelo Portal de Atendimento da SPTrans (link direciona para portal externo)

Descomplica SP - clique aqui para  realizar o agendamento (link direciona para portal externo) Atendimento das 8h às 17h (consulte os endereços aqui). 

PRINCIPAIS ETAPAS

Eletrônico:

1) Acessar o Portal de Atendimento da SPTrans e fazer login (link direciona para portal externo);  

2) Caso não tenha usuário e senha, faça o cadastro e depois o login;

3) Selecione a opção “Novo atendimento”;

4) No menu de serviços, escolha a opção “Pessoa com Deficiência” e em seguida “Solicitação da 2ª via Bilhete Único Especial - PCD - (Perda/Roubo/Danificado/Extravio)”;

5) Enviar os documentos solicitados;

6) A equipe da SPTrans irá analisar a documentação em até 30 dias;
7) Caso a documentação seja aprovada, você receberá no endereço informado a 2ª  via do Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência - PCD;

8) Caso a documentação não seja aprovada, você receberá mensagem explicando o motivo da recusa. Caso necessário, você poderá enviar documentação complementar para nova análise. 

Presencial:

1) Clique aqui para agendar atendimento presencial pelo Portal de Atendimento SPTrans (link direciona para portal externo);

2) Comparecer no local na data e hora agendada, com os documentos necessários;

3) Você passará pela triagem, para o atendente conferir os documentos;

4) Se os documentos estiverem corretos, será encaminhado para mesa de um atendente;

5) O mesmo dá entrada na solicitação e entregará um número de protocolo;

6) Caso a documentação seja aprovada, você receberá no endereço informado o Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência;

7) Caso a documentação não seja aprovada, você receberá mensagem explicando o motivo da recusa. Caso necessário, você poderá enviar documentação complementar para nova análise. 

LEGISLAÇÃO

Lei Municipal nº 13.241/11 (link direciona para portal externo)

Decreto Municipal nº 58.639/19 (link direciona para portal externo)

Portaria Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte - SMT nº 50/19 (link direciona para portal externo) 

OBSERVAÇÕES

- É muito importante que o comprovante de residência esteja atualizado, pois o cartão será enviado para esse endereço;

- No caso de não recebimento do cartão após o prazo de 30 dias, informar o extravio por meio dos canais de comunicação para solicitação de nova via a ser retirada no Posto Central, localizado na Rua: Boa Vista, nº 274 – Centro (clique aqui para ver no mapa) (link direciona para portal externo)É necessário agendamento prévio pelo Portal de Atendimento da SPTrans (link direciona para portal externo).

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

São Paulo Transporte S/A - SPTrans.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado. 

Criado em: 09/03/2018

Atualizado em: 09/06/2022

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