Logo do Portal de Atendimento do SP 156 - Apresenta três ícones simbolizando atendimento via telefonía, internet e aplicativo. Logo do Portal de Atendimento do SP 156 - Apresenta três ícones simbolizando atendimento via telefonía, internet e aplicativo.

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único Pessoa com Deficiência - 2ª via

 O QUE É 

O Bilhete Único Especial Pessoa Com Deficiência (PCD) é o cartão utilizado no sistema de transporte coletivo urbano (ônibus da capital, metrô e trens da CPTM) pelas pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual que dá direito a:

- Isenção de tarifa para utilizar os ônibus, micro-ônibus,metrô (que circulam na grande São Paulo) e trens da CPTM;

- Utilização de assentos preferenciais disponíveis na parte traseira dos transportes púbicos, ao passar a catraca.

QUANDO SOLICITAR 

Quando a 1ª via do Bilhete Único para Pessoa com Deficiência da pessoa for perdida, roubada, extraviada ou furtada.

 PÚBLICO-ALVO

Pessoas com deficiência - fisica, visual, auditiva e intelectual - que, comprovadamente, residam nos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, ou em Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Documentos a serem entregues para solicitar o serviço:

- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, etc.) - cópia simples - 1 via (e original para conferência);

CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto) - cópia simples - 1 via (e original para conferência);

- Comprovante recente de residência – máximo 6 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.). Não é necessário que o endereço esteja no nome da pessoa solicitante, apenas que seja o local em que reside.

PRAZO MÁXIMO

20 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR 

Presencial:

- Postos de Atendimento da SPTrans – Específicos para atendimento a pessoa com deficiência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (clique aqui para consultar endereços).

- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h - (clique aqui para consultar os endereços).

 

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Cancelar a 1ª via perdida seguindo o passo a passo do serviço Bilhete Único - Cancelamento; 

2)  Solicitar a 2ª via presencialmente:

- Caso o cancelamento tenha ocorrido por meio da Central Telefônica, comparecer presencialmente a um Posto de Atendimento de Gratuidades com os documentos solicitados para solicitar a 2ª via do Bilhete Único;

- Caso o cancelamento ocorra em um dos Posto de Atendimento de Gratuidades, levar os documentos solicitados para solicitar a 2ª via do Bilhete Único;

3) Você receberá a 2ª via do Bilhete Único no endereço do cadastro o Bilhete Único Pessoa com Deficiência.

LEGISLAÇÃO

SMT/SMS nº 001/11, de 02/12/2011 (clique aqui). 

OBSERVAÇÕES

No caso de o Bilhete Único para Pessoa com Deficiência estar quebrado, trincado, apresentando mau funcionamento ou sem sinal, compareça a um dos Postos de Atendimento de Gratuidades para análise. Se for constatado que não há conserto, a 2ª via do Bilhete Único será solicitada e enviada ao endereço cadastrado da Pessoa com Deficiência, o cartão danificado ficará retido no Posto. Em casos como esse, a Central Telefônica 156 não realiza cancelamentos.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL 

São Paulo Transporte - SPTrans

Criado em: 09/03/2018

Atualizado em: 11/07/2019

Esta informação foi útil para você?

9 7