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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Seguro – danos físicos do imóvel

1. O que é o serviço?

Solicitação do valor segurado após ocorrência de danos físicos no imóvel desde que o contrato esteja ativo.

2. Quando solicitar?

Quando houver um dano físico no imóvel.

3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

-Agência de Atendimento da COHAB (Av. São João, 299, Centro) e demais agências, cujos endereços encontram-se no site.

- Praças de Atendimento das Subprefeituras.

- Descomplica SP Campo Limpo - Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59 - Campo Limpo - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clicar aqui para ver no mapa).

- Descomplica SP São Miguel - Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76 - Vila Jacuí - São Miguel Paulista - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clicar aqui para ver no mapa).

4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço

- A comunicação do sinistro poderá ser feita por qualquer morador.

- O financiamento deverá encontrar-se ativo (casa) ou haver 01 (um) apartamento ao menos que esteja ativo, quando for prédio.

- Requerimento;

- Comunicado de Sinistro dentro de um ano a partir da data do sinistro; e

- Ficha de Orientação de Endereço - FOE, contendo data e tipo do sinistro.

- Para comunicação do sinistro: recibo da prestação do imóvel.

- Para indenização securitária – pessoa física:

                  - Dados da conta bancária para depósito;
                  - Cartão do CPF e Carteira de Identidade - RG – cópia do mutuário da unidade habitacional atingida; ou

- Para indenização securitária – área comum do prédio:

                  - Dados da conta bancária para depósito;
                  - Cartão do CPF e Carteira de Identidade - RG do síndico;
                  - Cópia Autenticada da Ata de posse do síndico, registrada em cartório; e
                  - Cópia Autenticada da Ata de autorização para recebimento de indenização por danos na área comum; ou
                  - Declaração dos moradores, com assinatura de 50% mais 1 dos moradores, conforme modelo enviado pela COHAB-SP;

                  - CCM do condomínio;

                  - CNPJ do condomínio.

5. Legislação/Norma que regula o serviço

Estatuto e Regimento Interno da COHAB.

6. Taxas cobradas

Gratuito.

7. Prazo para a prestação do serviço

- 100 dias para sinistros simples
- 300 dias para sinistros envolvendo Vício de Construção.

8. Principais etapas do Serviço - Passo a Passo

- Se o atendimento for em uma Agência de Atendimento:

O solicitante deve agendar previamente o atendimento e tirar dúvidas por meio do telefone (11) 3226-7900, dirigir-se pessoalmente em umas das Agências de Atendimento na data e horário agendados levando os documentos informados.

- Após solicitação e entrega dos documentos aguardar uma comunicação por parte da COHAB-SP dentro do prazo indicado neste guia.

9. Outras informações

- Caso seja necessário, poderá ser solicitada ao mutuário complementação de documentos.

- Riscos cobertos:
                 - Desmoronamento total ou parcial, assim entendida a destruição ou desabamento de paredes, vigas ou outro elemento estrutural;
                 - Incêndio e explosão, qualquer que seja a causa;
                 - Ameaça de desmoronamento devidamente comprovada;
                 - Destelhamento (decorrentes de vendaval ou granizo);
                 - Inundação resultante de volume de água de rios e canais;
                 - Alagamento causado por entrada de águas no imóvel, proveniente de aguaceiro, tromba d’água ou chuva, seja ou não conseqüente da obstrução ou insuficiência de esgotos, galerias pluviais, desaguadouros ou similares; enchentes ou águas provenientes de ruptura de encanamentos, canalizações, adutoras e reservatórios, desde que não pertençam ao próprio imóvel segurado, nem ao edifício ou conjunto do qual seja o imóvel, parte integrante.

- Riscos Excluídos:
                 - Obras de infra-estrutura;
                 - Má conservação (exemplo: limpeza de calhas, tubulações de esgotos);
                 - Atos do próprio segurado;
                 - Fatores externos (repetitivo, sem que tenham sido tomadas, por quem de direito, as providências indicadas);
                 - Obras externas, fora do perímetro do terreno;
                 - Água de chuva ou neve, quando penetrando por janela, vitrinas, clarabóias, respiradouros ou ventiladores abertos ou defeituosos;
                 - Água de torneira ou registro, ainda que deixados abertos inadvertidamente;
                 - Infiltração de água ou outra substância líquida através de pisos, paredes e tetos, salvo se conseqüentes de riscos cobertos.
                 - Erosão.

- Em caso de incêndio, não remover ou alterar o estado do imóvel.

- Em sinistro de destelhamento, o interessado poderá providenciar o conserto, trazendo-nos as notas fiscais dos materiais e da mão-de-obra, podendo ser ressarcido até o valor de R$ 466,67 pela Cia. Seguradora.

- Prazo para vistoria inicial: 10 dias - Prazo para emissão de laudo: 15 dias.

Criado em: 21/02/2018

Atualizado em: 18/04/2019

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