Ir para o menu [1] Ir para o conteúdo [2] Ir para a busca [3]

Link para tela inicial do portal SP156

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único Obeso - 1ª via

1. O que é o serviço?

Com o bilhete único especial-Obeso o usuário fica isento de passar pela catraca dos ônibus municipais, podendo desembarcar pela porta dianteira dos veículos, após o pagamento da passagem e o giro da catraca. Esse tipo de cartão não proporciona isenção tarifária.

2. Quando solicitar?

Os usuários, residentes no Município de São Paulo ou na Região Metropolitana de São Paulo, cujo o IMC - Índice de Massa Corporal (calculado com a divisão do peso pela altura ao quadrado) for superior a 39,9. O peso e altura podem ser mensurados pelos atendentes dos postos, não há necessidade de apresentar atestado médico.

3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

Site da SPTrans: http://bilheteunico.sptrans.com.br/comoObterObeso.aspx

- Descomplica SP Campo Limpo - Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59 - Campo Limpo - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clicar aqui para ver no mapa).

- Descomplica SP São Miguel - Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76 - Vila Jacuí - São Miguel Paulista - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clicar aqui para ver no mapa).

4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço

Os interessados que possuem os requisitos para obter o bilhete devem se dirigir a um Posto de Atendimento de Gratuidades da SPTrans, portando os documentos (original e uma  cópia simples) para requisição: Cédula de Identidade-RG; Comprovante de residência com CEP (conta de luz, água, telefone, etc.,) recente, máximo 6 meses.

5. Legislação/Norma que regula o serviço

Lei nº 11.840 de 28/06/95.

6. Taxas cobradas ou indicativo de gratuitade

Gratuito.

7. Prazo para a prestação do serviço

 20 dias a contar da data da solicitação do benefício.

8. Principais Etapas do Serviço - Passo a passo

Os interessados que possuem os requisitos para obter o benefício devem se dirigir a um Posto de Atendimento de Gratuidades da SPTrans (locais em http://bilheteunico.sptrans.com.br/comoObterObeso.aspx ), portando os documentos e realizar o cadastro para obter o benefício. Os Postos funcionam de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h, exceto feriados. Os documentos recebidos serão encaminhados à área responsável para análise e no prazo de 20 dias o solicitante receberá o Bilhete ou a resposta da solicitação via Correios.

Criado em: 19/09/2016

Atualizado em: 22/03/2019

Esta informação foi útil para você?

0 1