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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Ônibus - Plano emergencial (PAESE)

O QUE É 

É a reclamação nos casos de paralisação parcial de ônibus do transporte público municipal, Metrô ou trem (CPTM), com ativação do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE). 

QUANDO SOLICITAR

Quando verificar a falta de oferta de ônibus nos casos de paralisação parcial de linhas do transporte público municipal, Metrô ou trem (CPTM).

PÚBLICO-ALVO

Pessoas que utilizam linhas do Sistema de Transporte Coletivo Público por Ônibus.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação:

- Número da linha do ônibus;

- Data e horário da ocorrência;

- local da ocorrência;

- Sentido do ônibus;

- Descrição do que aconteceu;

- Placa do ônibus ou prefixo (o prefixo é uma sequência numérica fixada em vários locais do ônibus. Veja um exemplo na imagem abaixo).

ATENÇÃO! 

Informar no formulário o endereço onde o fato aconteceu. 
PRAZO MÁXIMO 

20 dias. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156.

Telefônico:

Central de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Preencha o formulário de solicitação clicando aqui

2) Sua solicitação será analisada pela equipe da SPTrans;

3) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156 você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas;

4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
Telefônico:

1) Ligue 156 e relate a ocorrência;

2) Anote o protocolo da sua solicitação. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156. Caso prefira, você também pode consultar o andamento da solicitação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;

3) Sua solicitação será analisada pela  equipe da SPTrans; 

4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.

LEGISLAÇÃO

Lei 13.241 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo).

Portaria nº 087/2018-SMT.GAB (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Quando o PAESE for do Metrô ou CPTM, apenas informar o trecho de cobertura.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

São Paulo Transporte S/A- SPTrans

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando  não receber a resposta no prazo definido pelo Portal SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 01/09/2017

Atualizado em: 13/04/2023

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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