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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Ônibus - Reclamar de motorista por atraso na partida

O QUE É 
É a reclamação sobre o atraso na partida de um ônibus causado pelo motorista. 
QUANDO SOLICITAR
Quando um ônibus da linha estiver disponível no ponto inicial ou final, mas por decisão do motorista a viagem não é iniciada no horário programado.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa. 
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Número da Linha do ônibus;

- Data e horário da ocorrência;

- Sentido do ônibus;

- Descrição do que aconteceu;

- Placa do ônibus ou prefixo (o prefixo é uma sequência numérica fixada em vários locais do ônibus. Veja um exemplo na imagem abaixo).

ATENÇÃO! 

Informar no formulário o endereço onde o fato aconteceu. 
PRAZO MÁXIMO 

20 dias. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156.

Telefônico: 

Central de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Faça login e preencha o formulário de solicitação clicando aqui;

2) Sua solicitação será analisada pela equipe da SPTrans; 

3) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156 você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas; 

4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.

Telefônico:

1) Ligue 156 e relate a ocorrência;

2) Anote o protocolo da sua solicitação. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156. Caso prefira, você também pode consultar o andamento da solicitação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;

3) Sua solicitação será analisada pela equipe da SPTrans; 

4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.

LEGISLAÇÃO

Lei 13.241 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo)

Portaria nº 087/2018-SMT.GAB (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES

Clique aqui para consultar as partidas programadas das linhas de ônibus (link direciona para portal externo).

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

São Paulo Transporte S/A - SPTrans.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

O (a) cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 01/09/2017

Atualizado em: 19/10/2021

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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