Ônibus - Denunciar alteração de itinerário ou ponto inicial/final
O QUE É
É a reclamação sobre o não cumprimento, pelo(a) motorista, do itinerário previsto ou do não atendimento ao ponto inicial/final da linha.
QUANDO SOLICITAR
Quando o(a) motorista alterar o itinerário previsto ou o local de embarque nos pontos inicial ou final da linha.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço onde o fato aconteceu;
- Assunto (informar se a denúncia é sobre itinerário previsto ou ponto inicial/final);
- Data da ocorrência (obrigatório);
- Hora da ocorrência (obrigatório);
- Número da linha do ônibus;
- Sentido da linha (informar no campo "DESCRIÇÃO");
- No caso de alteração de itinerário, é necessário informar a(s) rua(s) não atendida(s) com o desvio (inserir informação no campo "DESCRIÇÃO");
- Número bilhete (insira o número do seu bilhete único. Com o número do seu Bilhete Único, a equipe SPTrans consegue analisar melhor e de forma precisa o ocorrido através do sistema interno);
- Placa ou prefixo do ônibus (o prefixo é uma sequência numérica fixada em vários locais do ônibus. Veja um exemplo na imagem abaixo).
ATENÇÃO!
Informar no formulário o endereço onde o fato aconteceu.
PRAZO MÁXIMO
20 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156.
Telefônico:
Central de Atendimento SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login e preencha o formulário de solicitação clicando aqui;
2) Sua solicitação será analisada pela equipe da SPTrans;
3) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156 você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas;
4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
Telefônico:
1) Ligue 156 e relate a ocorrência;
2) Anote o protocolo da sua solicitação. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156. Caso prefira, você também pode consultar o andamento da solicitação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;
3) Sua solicitação será analisada pela equipe da SPTrans;
4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.241 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo).
Portaria nº 087/2018-SMT.GAB (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O (a) cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 01/09/2017
Atualizado em: 24/09/2021
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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