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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Ônibus - Denunciar motorista por não atender ao sinal de embarque e desembarque

O QUE É
É a denúncia contra o motorista de ônibus por não atender ao sinal de embarque ou desembarque. 

QUANDO SOLICITAR
Quando o motorista não atender ao sinal de embarque ou desembarque ou não aguardar até que todos(as) os(as) passageiros(as) embarquem ou desembarquem do ônibus.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação:
- Endereço onde o fato aconteceu;
- Assunto (informar o motivo da denúncia);
- Data da ocorrência (obrigatório);

- Horário da ocorrência (obrigatório); 
- Número da linha do ônibus;

- Sentido do ônibus (informar no campo "DESCRIÇÃO");
- Número bilhete (insira o número do seu bilhete único. Com o número do seu Bilhete Único, a equipe SPTrans consegue analisar melhor e de forma precisa o ocorrido através do sistema interno);   

- Descrição do que aconteceu (informar no campo "DESCRIÇÃO");

- Placa do ônibus ou prefixo (o prefixo é uma sequência numérica fixada em vários locais do ônibus. Veja um exemplo na imagem abaixo).


ATENÇÃO! 
Informar no formulário o endereço onde o fato aconteceu.
PRAZO MÁXIMO
20 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico: 

Portal de Atendimento SP156.

Telefônico:

Central de Atendimento SP156. 

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Faça login e preencha o formulário de solicitação clicando aqui

2) Sua solicitação será analisada pela  equipe da SPTrans; 

3) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156 você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas; 

4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.

Telefônico:

1) Ligue 156 e relate a ocorrência;

2) Anote o protocolo da sua solicitação. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156. Caso prefira, você também pode consultar o andamento da solicitação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;

3) Sua sugestão será analisada pela equipe da SPTrans;

4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.

LEGISLAÇÃO

Lei 13.241 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo)

Portaria nº 087/2018-SMT.GAB (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES

- Informe de maneira detalhada o comportamento do motorista. 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O (a) cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 01/09/2017

Atualizado em: 11/07/2023

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