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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Bilhete Único - Relatar erro de cobrança em integração (ônibus e metrô/trem)

O QUE É
É a solicitação para relatar quando o Bilhete Único não faz integração no seu prazo normal de ônibus ou metrô/trem.
QUANDO SOLICITAR
Quando no validador é descontado créditos sem ser consideradas as regras de integração de ônibus e Metrô/CPTM ou no uso apenas das linhas de ônibus. 
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que usam o Bilhete Único e inserem créditos como: Comum, Estudante/Professor, Vale Transporte, Gestante ou Obeso.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 
Informações necessárias para solicitar o serviço:
- Informar seu tipo de bilhete: Comum, Estudante/Professor, Vale Transporte, Gestante ou Obeso;

- Endereço onde o fato aconteceu;
- Data da ocorrência (obrigatório);
- Hora da ocorrência (obrigatório);
- Linha de ônibus; 
- Placa ou prefixo do ônibus; 
- Número do bilhete (insira o número do seu bilhete único. Com o número do seu Bilhete Único, a equipe SPTrans consegue analisar melhor e de forma precisa o ocorrido através do sistema interno). 

Documentos necessários a serem apresentados:
- RG (anexar a imagem na última aba do formulário) - cópia; 
- CPF (anexar a imagem na última aba do formulário) - cópia.

PRAZO MÁXIMO 
72 horas. 
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156.

Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

Presencial:

Postos de Atendimento da SPTrans (consulte aqui os endereços dos postos de atendimento - link direciona para portal externo).

PRINCIPAIS ETAPAS 
1) Faça sua solicitação por um dos canais de atendimento. Caso queira solicitar pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), preencha o formulário de solicitação (clique aqui para ser direcionado diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login para acessar);
2) Enviar a documentação e informações necessárias; 

3) Informar o período em que ocorreu o erro de cobrança de tarifa. Lembrando que as carteiras dividem-se em:

- Escolar (meia tarifa);

- Escolar (gratuidade);

- Comum;

- Comum (amigão) aos domingos/feriados;

- Comum temporal (mensal e diário);

- Vale Transporte. 

4) Aguardar retorno da equipe técnica da SPTrans.

LEGISLAÇÃO
Decreto 58.639/19 (link direciona para portal externo);

Portaria SMT.GAB nº 050 (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES
- Para comunicar erro de integração é necessário informar o período em que alega ter acontecido a falha. 
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado.

Criado em: 08/01/2018

Atualizado em: 13/07/2023

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