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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Bilhete Único - Relatar falha na recarga

O QUE É
É a solicitação para relatar falha na recarga de créditos do bilhete único. 

QUANDO SOLICITAR
Quando o usuário notar falha na recarga de créditos. 

PÚBLICO-ALVO
Pessoas que usam o bilhete único e utilizam créditos do tipo: Comum, Estudante, Professor, Vale Transporte, Gestante ou Obeso.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para a solicitação:
- Endereço onde o fato aconteceu;
- Data da ocorrência;
- Hora da ocorrência; 
- Terminal de ônibus ou ponto de venda da recarga;   
- Número de bilhete (insira o número do seu bilhete único. Com o número do seu Bilhete Único, a equipe SPTrans consegue analisar melhor e de forma precisa o ocorrido através do sistema interno); 
- Tipo de bilhete (estudante, idoso, especial, comum e etc);

- Comprovante de recarga (se possível, anexar o arquivo na última aba do formulário).

Documentos necessários a serem apresentados:

- RG (anexar a imagem na última aba do formulário) - cópia;

- CPF (anexar a imagem na última aba do formulário) - cópia.
PRAZO MÁXIMO 
7 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito. 
PRINCIPAIS ETAPAS 
Eletrônico:

Portal de atendimento SP156. 
Presencial:
Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços dos postos de atendimento - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal SP156 (preferencialmente pelo navegador Chrome) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br; 
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 

3) Preencha o formulário e anexe os documentos obrigatórios (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login);  

4) Para solicitar o serviço é necessário inserir no pedido:

- data da tentativa de recarga;

- valor do crédito adquirido; e

- tipo do crédito ex: estudante (passe livre) ou vale transporte.

5) A equipe técnica da SPTrans irá analisar a solicitação;
6) Após a análise você receberá e-mail sobre a finalização da sua solicitação.

Presencial:
1) Compareça em um dos postos de atendimento da SPTrans localizado nos terminais com os documentos originais ou digital. Para consultar os endereços dos postos de atendimento da SPTrans, clique aqui (link direciona para portal externo);

2) Será realizado uma análise pelo atendente que levará o prazo de 72 horas para restituir o valor; 

3) Após finalizado o atendimento, o atendente deve entregar um número de protocolo. 

LEGISLAÇÃO

Decreto 58.639/19 (link direciona para portal externo);

Portaria SMT nº 050 (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES

- É possível também fazer a reclamação nos contatos que constam no verso dos comprovantes de recarga, quando for efetuada nas máquinas de autoatendimento (ATM), estações do Metrô/CPTM, via mobilidade e ViaQuatro ou nos terminais de embarque/desembarque de passageiros do município de São Paulo.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado. 

Criado em: 08/01/2018

Atualizado em: 31/01/2024

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