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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Córrego - solicitar limpeza

O QUE É

É a retirada de lixo, detritos ou entulho e o corte de mato dos córregos para limpeza e liberação do fluxo do rio. A limpeza é realizada com uma equipe de trabalhadores com pequenas ferramentas, como ancinho, foice, enxada, enxadão e carrinho de mão.

Caso necessário, é realizada a remoção do excesso de terra ou entulho presente no fundo do córrego que esteja prejudicando o fluxo da água (desassoreamento), com a utilização de escavadeiras de pequeno a grande porte e uma frota de caminhões para transportar a terra e entulhos retirados para um aterro sanitário.

QUANDO SOLICITAR

Quando identificar presença de lixo, detritos e/ou entulho nos córregos, ou excesso de mato que deva ser retirado para limpar e possibilitar o fluxo livre da água do córrego, reduzindo o risco de enchentes e inundações.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa acima de 18 anos.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação

- Endereço do córrego com indicação de ponto de referência.

PRAZO MÁXIMO 

120 dias

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156.

Presencial:

- Praças de Atendimento das Subprefeituras (endereços das praças de atendimento das Subprefeituras);

- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (endereços de atendimento do Descomplica SP).

Telefônico:

- Central SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Acessar um dos canais de atendimento;

2) Preencher o formulário com as informações necessárias;

3) O(a) técnico(a) da Supervisão Técnica de Limpeza Pública (STLP) da Subprefeitura vai ao endereço indicado e realiza vistoria para avaliar as condições do local e o serviço que será necessário;

4) O(a) técnico(a) da Supervisão Técnica de Limpeza Pública leva até o endereço indicado a equipe da empresa responsável pela execução dos serviços

5) O material retirado do córrego é levado para um aterro sanitário.

6) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.

*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Acompanhe sua solicitação por meio do portal SP156.

LEGISLAÇÃO

Decreto Municipal nº 42.239/2002: responsabilidade das Subprefeituras para execução do serviço (link direciona para portal externo);

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal das Subprefeituras - SMSUB

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 14/03/2018

Atualizado em: 16/07/2020

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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