Denúncia de má conduta dos funcionários (motoristas /coletores)
O QUE É
Denúncia de irregularidade na conduta dos funcionários de coleta pública. A denúncia pode ser feita em casos de:
- Cobrança de propina para realização da coleta do lixo;
- Agressão verbal proporcionada pelo profissional de coleta;
- Desrespeitar munícipe ao retirar o lixo;
- Danificar a rua/via, o passeio ou veículos quando o caminhão de coleta trafega pela via;
- Dirigir em alta velocidade;
- Trafegar muito rápido e os coletores não conseguirem acompanhar o veículo.
QUANDO SOLICITAR
Quando o munícipe verificar alguma das situações relativas a má conduta dos funcionários de limpeza urbana.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas moradoras do município de São Paulo, maiores de 18 anos.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço onde o fato aconteceu;
- Número da placa do veículo;
- Horário da ocorrência;
- Motivo da denúncia;
- Descrição da ocorrência (os três itens acima devem ser descritos nesse campo no formulário).
PRAZO MÁXIMO
5 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
- Praças de Atendimento das Subprefeituras (consulte os endereços das Praças de Atendimento das Subprefeituras). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
- Descomplica SP (consulte os endereços das unidades do Descomplica SP). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefônico:
Central SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acessar um dos canais de atendimento;
2) Solicitar o serviço preenchendo o formulário com as informações necessárias;
3) A ocorrência é encaminhada para as empresas prestadoras dos serviços de Limpeza Urbana;
4) Acompanhar o andamento da solicitação por meio do número de protocolo no Portal SP156 ou na Central telefônica SP156.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.478/02 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo - SP Regula
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 10/04/2018
Atualizado em: 15/06/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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