Denúncia de colocação de lixo reciclável fora do horário de coleta
O QUE É
É a denúncia do descarte de lixo reciclável fora do horário da coleta adequada.
A pessoa denunciada será orientada sobre a forma correta de descarte do lixo. Caso a pessoa seja pega em flagrante, será autuada.
QUANDO SOLICITAR
Em qualquer momento, quando a pessoa verificar descarte de lixo reciclável em dia ou horário inadequado e quiser fazer uma denúncia.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço completo do local da ocorrência;
- Nome do denunciado;
- Descrever a situação de descarte inadequado.
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
- Descomplica SP (consulte os endereços de atendimento do Descomplica SP). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefônico:
- Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acessar um dos canais de atendimento para fazer a denúncia;
2) A reclamação registrada no sistema é encaminhada para a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula);
3) Após a análise, um agente do SP Regula comparece ao local da ocorrência para as medidas necessárias;
4) A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a solicitação no Portal SP156 pode acompanhar o andamento do protocolo na aba “Acompanhe Sua Solicitação”;
5) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.478/02 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo - SP Regula
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 21/05/2018
Atualizado em: 31/05/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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