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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Programa Bolsa Família - Reclamar de problemas com o benefício

O QUE É 

É a reclamação de que o benefício do Programa Bolsa Família não foi pago ou foi pago incorretamente. 

QUANDO SOLICITAR 

Após consultar a situação do benefício do Programa Bolsa Família, o cidadão ou cidadã discordar dos motivos para a suspensão do pagamento ou para o valor pago.  

Clique aqui para consultar a situação do seu benefício do Programa Bolsa Família

PÚBLICO-ALVO 

Pessoas que recebem o Programa Bolsa Família. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Informações necessárias para solicitação: 

- Nome completo; 

- Data de nascimento; 

- Nome completo da mãe; 

- Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Número de Identificação Social (NIS). 

PRAZO MÁXIMO 

O registro da reclamação é imediato. A resposta à reclamação leva até 60 dias. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO 

Gratuito.  

CANAIS PARA SOLICITAR 

Eletrônico: 

- Portal de Atendimento SP156. 

Presencial: 

- Centros de Referência da Assistência Social - CRAS (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo)

- Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua - Centros Pop (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo) - apenas para pessoas em situação de rua; 

- Unidades do Descomplica SP (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo)

Telefônico: 

- Central de Atendimento SP156. 

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) A pessoa interessada precisa registrar reclamação do não recebimento do benefício;  

2) O órgão responsável analisa a situação, se necessário encaminha para resolução e fornece resposta à pessoa interessada. 

LEGISLAÇÃO 

Medida Provisória 1.164/2023 - Institui o Programa Bolsa Família (link direciona para portal externo) 

OBSERVAÇÕES 

Não há. 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL 

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS 

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO 

Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM). 

-  Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município

-  Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município

-  Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município

-  Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município

Criado em: 02/05/2018

Atualizado em: 27/04/2023

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