Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Solicitar remoção de veículo/carcaça abandonado na via pública

O QUE É 
É a remoção de veículos ou carcaças de veículos abandonados em vias, passeios, canteiros, jardins, áreas e logradouros públicos  por mais de 5 dias.
QUANDO SOLICITAR
Quando observar veículo ou carcaça abandonado em logradouro público por mais de 5 dias.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitar o serviço:
- Endereço onde está o veículo ou carcaça abandonada;
- Cor do veículo ou carcaça;
- Modelo do veículo;
- Quantidade de tempo que o veículo ou carcaça está abandonada;
- Descrição do tipo de veículo e do número da placa, se houver;
- Fotos também podem ser anexadas.
PRAZO MÁXIMO 
60 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você está aqui!).
Presencial:
Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar os endereços das praças de atendimento das Subprefeituras );
- Descomplica SP (clique aqui para consultar os endereços dos Descomplica SP). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefônico:
Central Telefônica 156.
Chatbot SP156:
Entre em contato pelo whatsapp através do telefone: (11) 3230-5156.
PRINCIPAIS ETAPAS 
1) Acessar um dos canais de atendimento;

2) Solicitar o serviço preenchendo o formulário com as informações necessárias (clique aqui para acessar o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login);

3) A solicitação é encaminhada para a Supervisão Técnica de Fiscalização das Subprefeituras;

4) O agente vistor (fiscal) vistoria o local e deixa uma intimação/adesivo para que o veículo ou carcaça sejam removidos no prazo de 5 dias, sob pena de apreensão e multa;

5) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.

*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Para consultar sua solicitação, clique aqui e insira seu protocolo.

ChatBot 156:
1) Adicione o número de telefone (11) 3230-5156 na agenda de contatos do seu celular;

2) Acesse o seu whatsapp;

3) Enviei uma mensagem para o número (11) 3230- 5156;

4) Digite 4 e envie para escolher a opção “Solicite mais serviços digitais aqui”;

5) Em seguida, digite 6 e envie para escolher a opção “Solicitar remoção de veículo/carcaça abandonado na via pública”;

6) Siga as instruções do chat.

LEGISLAÇÃO

Lei 13.478/02(link direciona para portal externo);

Decreto 42.992/03 (link direciona para portal externo);

Lei 15.244/10 (link direciona para portal externo);

Lei 16.871/18 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES
Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal das Subprefeituras - SMSUB  

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
-  Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
-  Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
-  Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
-  Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 24/05/2018

Atualizado em: 05/12/2023

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS