Não é possível carregar informações de navegação.

Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda
Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Hospital Veterinário Público - Solicitar atendimento para cães e gatos

O QUE É 

A prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico gratuito a cães e gatos por meio de hospitais veterinários públicos. Atualmente o serviço é disponibilizado em quatro unidades, localizadas nas Zonas Norte, Leste, Sul e Oeste da cidade de São Paulo. 

Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação.  

Atenção:  Os hospitais não realizam castração. Clique aqui para solicitar castração gratuita de cães e gatos.

QUANDO SOLICITAR 

Devido à grande demanda, os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e priorizando aos casos de urgência e emergência conforme critério médico. 

Atendimento de urgência: SEM RISCO DE MORTE IMINENTE, mas, que se não for tratada, pode evoluir para um quadro mais grave. 

Atendimento de  emergência: é tudo que implica RISCO IMINENTE DE MORTE, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação. 

PÚBLICO ALVO 

Moradores da cidade de São Paulo que sejam tutores de cães e/ou gatos. 

O atendimento é  exclusivo aos moradores e moradoras da cidade de São Paulo  e realizado prioritariamente para pessoas assistidas por programas sociais, tais como: Auxílio Brasil, Renda Mínima, Renda Cidadã, Seguro Desemprego ou outro programa equivalente. 

Na unidade Oeste, o atendimento é exclusivo à população de baixa renda, mediante triagem social. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Documentos a serem apresentados

- Documento de identificação oficial com foto, RG e CPF; 

- Comprovante de residência na cidade de São Paulo atualizado (até 3 meses) em nome da pessoa responsável pelo paciente, que estará presente no ato da consulta; 

- RGA (Registro Geral do Animal), se houver. 

PRAZO MÁXIMO 

O prazo para atendimento da solicitação é definido pela classificação de risco e demanda do serviço. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO 

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR 

Presencial: 

- Unidade Zona Norte: Rua Atílio Piffer, 687, Casa Verde - CEP: 02516-000 (clique aqui para ver no mapa)

- Unidade Zona Leste: Rua Ulisses Cruz, 285 - Tatuapé - CEP: 03077-000 (clique aqui para ver no mapa)

- Unidade Zona Sul: Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba – CEP: 04690-090 (clique aqui para ver no mapa)

- Unidade Zona Oeste: Rua Prof. Dr. Orlando de Marques Paiva, 87 – Butantã – CEP: 05508-900 (clique aqui para ver no mapa).  

O atendimento de todos os hospitais é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.  A retirada de senhas começa às 6h30min. 

PRINCIPAIS ETAPAS 

Presencial:

1) Compareça em uma das unidades do Hospital Veterinário Público (é obrigatório ter mais de 18 anos, levar o animal e apresentar os documentos descritos no item “REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES); 

2) Os documentos são analisados e é feita uma triagem para avaliar o quadro clínico do animal. De acordo com a unidade, é realizada triagem social prévia; 

3) São distribuídas senhas para atendimento por ordem de chegada. As senhas são limitadas e caso você não consiga uma senha, você será orientado(a) a retornar em outro dia.  

Atenção: os casos de urgência e emergência de animais tutelados por moradores(as) da cidade de São Paulo serão atendidos até o limite de capacidade da unidade. 

LEGISLAÇÃO 

Artigo 40º, inciso VII do Decreto 59.685/2020 (link direciona para portal externo) 

OBSERVAÇÕES 

- Não há atendimentos aos finais de semana e feriados em nenhuma das unidades;

Não serão atendidos os animais das pessoas que não pegarem senha e não apresentarem os documentos necessários; 

- O Hospital Veterinário não possui serviço de transporte animal (Taxi Dog) e não se responsabiliza pelo transporte dos mesmos; 

- Obrigatório uso de máscara no local; 

- Solicitamos o não comparecimento de crianças, idosos e mulheres grávidas como acompanhantes, devido à presença de muitos animais no local. 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL 

Secretaria Municipal da Saúde - SMS 

Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico - COSAP 

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO 

É possível registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre este serviço em contato com a Ouvidoria SUS (link direciona para portal externo). 

Criado em: 06/03/2017

Atualizado em: 22/07/2022

Conheça as Principais Dúvidas sobre o Portal de Atendimento SP156

SAIBA MAIS

Outros Canais de Atendimento da Prefeitura de São paulo

SAIBA MAIS

Conheça mais sobre a Políticia de atendimento ao Cidadão de São Paulo

SAIBA MAIS

Sugestões, protocolos não atendidos e denuncias

SAIBA MAIS