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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Hospital Veterinário Público - Solicitar atendimento para cães e gatos

O QUE É 

A prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico gratuito a cães e gatos da população de baixa renda, residente na capital, por meio de hospitais veterinários públicos. Atualmente o serviço é disponibilizado em quatro unidades, localizadas nas Zonas Norte, Leste, Sul e Oeste da cidade de São Paulo. 

Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação.  

 

QUANDO SOLICITAR 

Casos de urgência e emergência* são atendidos durante todo o funcionamento da unidade, sem a necessidade de retirar senhas ou de agendamento prévio. 

Atendimentos não emergenciais devem ser agendados previamente, conforme calendário da unidade e disponibilidade de vagas. 

*a definição dos casos de urgência e emergência segue critérios médicos 

 

PÚBLICO-ALVO 

População de baixa renda residente na cidade de São Paulo, que seja tutor de cães e/ou gatos.(Obs.: Há triagem social na recepção) 

- O responsável pelo animal, para a utilização do serviço, deve ser maior de idade.  

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Documentos obrigatórios para utilização do serviço: 

Carteirinha do Registro Geral do Animal (RGA); 

Documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal; 

Comprovante de residência na cidade de São Paulo atualizado (até 3 meses) em nome da pessoa responsável pelo animal, que deverá estar presente na consulta; 

Cartão/comprovante de programa social, se houver 

 

PRAZO MÁXIMO 

O prazo para atendimento da solicitação é definido pela classificação de risco e demanda do serviço.  

 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO 

Gratuito. 

 

CANAIS PARA SOLICITAR 

Presencial: 

Para urgências e emergenciais, o atendimento de todos os hospitais é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados. 

 

Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as segundas-feiras, das 14h às 16h (a partir de 14/08/23)  

Há triagem social na recepção. 

Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as terças-feiras, das 14h às 16h. 

Há triagem social na recepção. 

Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as quartas-feiras, das 14h às 16h 

Há triagem social na recepção. 

Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, que acontece a partir de 07h, de segunda a sexta-feira.  

Há triagem social na recepção. 

Em breve, por agendamento presencial. 

 

PRINCIPAIS ETAPAS 

Em casos de Urgência e Emergência: 

1) Comparecer na unidade pretendida durante o horário de funcionamento da unidade, levando o animal; 

2) Apresentar os documentos descritos no item “REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES”; 

3Será feita triagem para avaliar o animal, seguindo critérios médicos;   

5Caso o quadro não se enquadre em urgência/emergência o tutor será orientado a realizar agendamento de consulta. 

 

Atendimento não emergencial: 

1) Consulte o sistema de atendimento da unidade de sua preferência, descrito no item CANAIS PARA SOLICITAR; 

2) Nessa etapa, não precisa levar o animal, porém, se houver dúvida sobre a gravidade da condição clínica do cão ou gato, a indicação é que leve para avaliação; 

3) Compareça na unidade escolhida no dia e horário de agendamento (é obrigatório ter mais de 18 anos); 

4) Apresente os documentos obrigatórios descritos no item “REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES”; 

5) Haverá triagem social na recepção; 

6) Na data agendada, o tutor deve retornar à unidade com o animal, portando os documentos obrigatórios. 

Atenção: Os agendamentos são realizados conforme disponibilidade de vaga. 

 

LEGISLAÇÃO 

 

OBSERVAÇÕES 

- Não há atendimentos aos finais de semana e feriados em nenhuma das unidades. 

Não serão atendidos os animais das pessoas que não apresentarem os documentos obrigatórios. 

O munícipe poderá agendar um paciente (para primeiro atendimento) por vez, e até dois pacientes por mês, respeitando o limite previsto em legislação de animais por domicílio. 

- O Hospital Veterinário não possui serviço de transporte animal e não se responsabiliza pelo transporte dos mesmos. 

 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL 

Secretaria Municipal da Saúde - SMS 

Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico - COSAP 

 

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO 

Criado em: 06/03/2017

Atualizado em: 03/08/2023

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