Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda
Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Hospital Veterinário Público - Solicitar atendimento para cães e gatos

O QUE É

A prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico gratuito a cães e gatos por meio de hospitais veterinários públicos. Atualmente o serviço é disponibilizado em três unidades, localizadas nas Zonas Norte, Leste e Sul da cidade de São Paulo.

Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação. 

Atenção: Os hospitais não realizam castração. Clique aqui para solicitar castração gratuita de cães e gatos.

QUANDO SOLICITAR

Devido à grande demanda, os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e priorizando aos casos de urgência e emergência conforme critério médico.

Atendimento de urgência: SEM RISCO DE MORTE IMINENTE, mas, que se não for tratada, pode evoluir para um quadro mais grave.

Atendimento de emergência: é tudo que implica RISCO IMINENTE DE MORTE, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação.

PUBLICO ALVO

Qualquer pessoa moradora da cidade de São Paulo que seja tutora de cães e/ou gatos.

O atendimento é exclusivo aos moradores e moradoras da cidade de São Paulo e realizado prioritariamente para pessoas assistidas por programas sociais, tais como: Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã ou outro programa equivalente.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Documentos a serem apresentados:

- RG original;

- CPF original;

- Comprovante de residência atualizado (até 3 meses) em nome da pessoa responsável pelo paciente, que estará presente no ato da consulta;

- RGA (Registro Geral do Animal), se houver.

PRAZO MÁXIMO

O prazo para atendimento da solicitação é definido pela classificação de risco e demanda do serviço.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Presencial:
Unidade Zona NorteRua Atílio Piffer, 687, Casa Verde - CEP: 02516-000 (clique aqui para ver no mapa).
Unidade Zona LesteRua Ulisses Cruz, 285 - Tatuapé - CEP: 03077-000 (clique aqui para ver no mapa).
Unidade Zona SulRua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba – CEP: 04690-090 (clique aqui para ver no mapa).

O atendimento de todos os hospitais é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
A retirada de senhas começa às 6h30min.
Atenção: leve o animal e os documentos solicitados no item “REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES”

PRINCIPAIS ETAPAS

1) Compareça em uma das unidades do Hospital Veterinário Público (é obrigatório ter mais de 18 anos, levar o animal e apresentar os documentos descritos no item “REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES);

2) Os documentos são analisados e é feita uma triagem para avaliar o quadro clínico do animal;

3) São distribuídas senhas para atendimento por ordem de chegada. As senhas são limitadas e caso você não consiga uma senha, você será orientado(a) a retornar em outro dia. 

Atenção: os casos de urgência e emergência de moradores(as) da cidade de São Paulo serão atendidos até o limite de capacidade da unidade.

LEGISLAÇÃO

Artigo 2º, inciso VII da Lei Federal nº 13.019/2014 (link direciona para portal da legislação federal) e no Decreto Municipal nº 57.575/2016 (link direciona para portal da legislação municipal).

OBSERVAÇÕES

Para mais informações, entre em contato via Whatsapp: (11) 93352-0196.

- Não há atendimentos aos finais de semana e feriados em ambas as unidades.

- Não serão atendidos os pacientes das pessoas que não pegarem senha e não apresentarem documento de identidade e comprovante de residência.

- O Hospital Veterinário não possui serviço de transporte animal (Taxi Dog) e não se responsabiliza pelo transporte dos mesmos.

- O acesso ao Hospital Veterinário durante a pandemia do Coronavírus/COVID-19 é limitado a 1 acompanhante para animais de pequeno porte e a 2 acompanhantes para animais de grande porte.

- Solicitamos o não comparecimento de crianças, idosos e mulheres grávidas como acompanhantes, devido à presença de muitos animais no local.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal da Saúde - SMS

Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico - COSAP

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

É possível registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre este serviço em contato com a Ouvidoria SUS (link direciona para portal externo).

Criado em: 06/03/2017

Atualizado em: 01/09/2021

Esta informação foi útil para você?

192 23