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A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Táxi - Denunciar veículo clandestino ou problemas no transporte

O QUE É

É o canal para o cidadão registrar denúncias de irregularidades no serviço de Táxi no município de São Paulo, tais como:

- Veículo clandestino;
- Veículo com placa de outra cidade;

- Transporte em modalidade não autorizada;
QUANDO SOLICITAR
Quando houver suspeita ou constatação de alguma irregularidade.

PÚBLICO ALVO

Qualquer pessoa consegue realizar a denúncia. 

Você consegue denunciar de forma anônima o veículo! 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para a solicitação:

- Endereço onde o fato aconteceu. Informe o local em que você pegou o táxi; 

- Data;

- Horário;
- Placa do veículo;
- Especifique o problema. Caso deseje complementar , descreva o que aconteceu na caixa “Descrição” no final do formulário. 
ATENÇÃO! Certifique-se de que o seu telefone esteja cadastrado e atualizado no portal para que seja possível entrar em contato para resolver o seu problema, se houver necessidade.

PRAZO MÁXIMO

30 dias. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui). 

Presencial:

Descomplica (clique aqui para consultar os endereços das unidades). O atendimento dos Descomplica SP é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefônico:

- Central telefônica 156. 

PRINCIPAIS ETAPAS

Eletrônico:

1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e envie. Caso queira solicitar anonimamente, clique neste formato para denunciar;
4) A reclamação será encaminhada para o setor de Disciplina do Departamento de Transportes Públicos (DTP) (clique aqui para acessar informações sobre o responsável pelo serviço - link direciona para portal externo);
5) O (s) condutor (es) será (ão) convocado (s) para  prestar (em) esclarecimentos;

6) Após análise da denúncia, serão realizadas as medidas cabíveis e você deve receber a resposta do que foi feito na aba “Acompanhe Sua Solicitação" (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156.

Presencial:

1) Você deve comparecer presencialmente em um Descomplica SP (clique aqui para consultar os endereços das unidades);

- IMPORTANTE!  O atendimento dos Descomplica SP é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

2) Comunique que sentiu que um táxi é clandestino e deseja denunciar o veículo. O atendente irá guiá-lo para uma das mesas e, caso necessário, prestará apoio para solicitar através do Portal de Atendimento SP156; 

3) Após finalizar a solicitação, anote o número de protocolo e acompanhe pelo portal. 
Telefônico:

1) Ligue para a Central Telefônica 156 e informe que tem a suspeita de que um táxi é clandestino e deseja denunciar o veículo;
2) O atendente da Central Telefônica 156 irá registrar a sua solicitação;
3) Após o registro feito pelo atendente, ele irá comunicar o protocolo da solicitação. É necessário que você anote e acompanhe através do portal ou ligando novamente para obter a resposta sobre o que aconteceu com o motorista. LEGISLAÇÃO

Lei n° 7.329/1969 (link direciona para portal externo);

Lei n° 10.154/1986 (link direciona para portal externo);

Lei n° 14.491/2007 (link direciona para portal externo);

Portaria SMT/DTP nº 146/2008 (link direciona para portal externo);

Lei n° 16.311/2015 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES
Para mais informações sobre Táxi, acesse aqui (link direciona para portal externo).

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Departamento de Transportes Públicos (DTP)

Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM)

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT)

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM): 

- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município

- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 27/02/2018

Atualizado em: 31/03/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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