Informações sobre Táxi - Solicitar troca de tipo de combustível (kit gás)
O QUE É
É o serviço para o taxista solicitar quando deseja efetuar a troca do tipo de combustível de um carro usado como táxi. A mudança do combustível pode ser através da instalação ou para a retirada do kit gás (Gás Natural Veicular - GNV).
QUANDO SOLICITAR
Quando houver interesse em efetuar a troca do tipo de combustível do táxi.
PÚBLICO-ALVO
Taxistas titulares interessados no serviço.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para solicitar o serviço:
- Cadastro Municipal de Condutores de Táxi (CONDUTAX);
- Alvará de Estacionamento de Táxi;
- Autorizações do DETRAN (documento padronizado pela equipe do DETRAN);
- Laudos de conformidade - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO);
- Nota fiscal da transformação;
- Certificado de Registro do Veículo - CRV (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV ou Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - eletrônico CRLV-e (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Comprovante de multas municipais. Para consultar, acessar o portal de Emissão de DAMSP (clique aqui - link direciona para portal externo).
Nota 1: Caso já tenha sido efetivada a troca junto ao DETRAN, não há necessidade da entrega das Autorizações, Laudos e Nota Fiscal.
PRAZO MÁXIMO
Com toda a documentação em ordem e taxas pagas: 1 dia.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Para incluir o Kit Gás:
- Taxa de Expediente: R$ 26,30
Para retirar o Kit Gás:
- Taxa de Serviço: R$ 49,60
- Taxa de Vistoria: R$ 206,50
- Taxa de Expediente: R$ 26,30
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Alguns procedimentos serão feitos no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e outros no Departamento de Transportes Públicos (DTP). Verifique no campo “Principais Etapas” abaixo.
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial:
1) Inicialmente devem ser realizados os procedimentos no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Para consultar o passo a passo da primeira etapa, acessar DETRAN.SP - Alteração de características do veículo (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Depois das etapas realizadas no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), acessar o portal de Agendamento - DTP (clique aqui - link direciona para portal externo) do Departamento de Transportes Públicos (DTP) e realizar seu agendamento para atendimento presencial;
3) Compareça no Bloco D do Departamento de Transportes Públicos (DTP), localizado na Rua Joaquim Carlos, nº 655 - Pari (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo), no dia e horário agendados;
4) O atendente vai emitir uma guia DAMSP de troca de combustível para você efetuar o pagamento;
5) Depois do pagamento da guia, você será encaminhado para passar o veículo no setor de vistoria;
6) Com a aprovação na vistoria, você deve retornar para o Bloco D do Departamento de Transportes Públicos (DTP) para a emissão do novo alvará;
7) Caso o veículo não seja aprovado na vistoria, você terá o prazo de 30 dias para realizar os consertos necessários no carro e realizar nova vistoria.
LEGISLAÇÃO
Lei Nº 7329/1969 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Para mais informações sobre Táxi, clique aqui (link direciona para portal externo);
- Caso conste alguma multa, será necessário realizar o pagamento e apresentar o comprovante.
ATENÇÃO! Esse serviço envolve alguns procedimentos
no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e outros no Departamento de Transportes Públicos (DTP).
Os procedimentos iniciais precisam ser realizados no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e depois o taxista faz a solicitação de troca de combustível no Departamento de Transportes Públicos (DTP).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Departamento de Transportes Públicos (DTP)
Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM).
Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT)
MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 19/10/2017
Atualizado em: 26/12/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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