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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Ecoponto - Fazer reclamação

O QUE É 

É o registro de reclamação sobre os Ecopontos nos casos em que estiverem fechados durante o horário de funcionamento (segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, e domingos e feriados das 6h às 18h) ou que não tenham capacidade para receber resíduos.

QUANDO SOLICITAR

Quando quiser fazer uma reclamação sobre Ecopontos que estiverem fechados durante o horário de funcionamento ou lotados e sem capacidade para receber resíduos.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa moradora do município de São Paulo. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias:

- Endereço da ocorrência;

- Tipo de reclamação (Ecoponto fechado ou lotado);

- Problema encontrado no Ecoponto;

- Há quanto tempo o Ecoponto apresenta esse problema;

- Se é a primeira vez que o problema ocorre no Ecoponto.

PRAZO MÁXIMO 

5 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156.

Presencial: 

Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar os endereços);

Descomplica SP - consulte os endereços das unidades do Descomplica SP (clique aqui)Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Telefônico

- Central Telefônica 156. 

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Acessar um dos canais de atendimento;

2) Solicitar o serviço preenchendo o formulário com as informações necessárias;

3) A ocorrência registrada no sistema é encaminhada para as empresas prestadoras dos Serviços de Limpeza Urbana para a análise de demais providências para sanar o problema;

4) A Fiscalização poderá comparecer ao local para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias para solucionar o problema;

5) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.

6) A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui).

LEGISLAÇÃO

Lei 13.478/02 (link direciona para portal externo). 

Decreto Municipal nº. 42.217/02 - Regulamentação dos Ecopontos (link direcionar para portal externo)

Decreto Municipal nº 55.113/2014 – Implantação de Ecopontos no município de São Paulo (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Executiva de Limpeza Urbana - SELIMP
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO    
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 14/03/2018

Atualizado em: 18/05/2022

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