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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Instalação e remoção de lixeira

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O QUE É

O serviço consiste no Fornecimento, instalação, higienização e reposição de papeleiras.

As Empresas contratadas instalaram equipamentos de coleta de resíduos sólidos urbanos de pequeno porte (papeleiras), para recepção  do lixo descartado pelos pedestres.

Nos locais onde a frequência de varrição for menor que diária com ou sem repasse, a distribuição das papeleiras deverá ser de 50 (cinquenta) em 50 (cinquenta) metros;

 Nos locais onde a frequência for diária com um ou mais repasses, a distribuição das papeleiras deverá ser de 25 (vinte e cinco) em 25 (vinte e cinco) metros, considerando as condições objetivas para a colocação da papeleira;

Deverá ser adotado como critério preferencial para instalação de papeleiras a localização de polos geradores, como escolas, universidades, hospitais, shoppings centers, centros comerciais, estações de metrô e trem, terminais e pontos de ônibus, rodoviárias, estádios, praças, conjuntos habitacionais, etc.

 

QUANDO SOLICITAR

Quando for necessária a instalação ou remoção de lixeiras.

 

PÚBLICO-ALVO

Toda pessoa moradora do município de São Paulo.

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação

- Endereço da ocorrência.

 

PRAZO MÁXIMO

Em até 48h será informado à pessoa solicitante o cronograma da prestação do serviço.

 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

 

CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO

Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156.

Presencial:

Praças de Atendimento das Subprefeituras  - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Telefônico:

Central SP156

 

PRINCIPAIS ETAPAS

1) A reclamação é realizada por meio dos canais de atendimento da Prefeitura

2) A Ocorrência registrada no sistema é encaminhada para as empresas prestadoras dos Serviços de Limpeza Urbana. A Fiscalização da Prefeitura também poderá comparecer ao local para avaliação da situação e tomar as medidas necessárias para solucionar o problema.

3) Resposta ao Solicitante em até 48 horas informando o cronograma para a realização dos serviços.  

4) Finalização do protocolo.

 

LEGISLAÇÃO

Lei 13.478/02; contratos firmados entre a PMSP e as empresas prestadoras dos serviços de limpeza urbana.

 

OBSERVAÇÕES

Assunto pertinente aos contratos dos Serviços Indivisíveis de Limpeza Urbana

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Autoridade Municipal de Limpeza Urbana –  AMLURB e Subprefeituras locais.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 10/04/2018

Atualizado em: 14/02/2020

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