Informações sobre IPTU – Solicitar Inclusão, Alteração ou Cancelamento do Cadastro de Administradora de Imóveis
O QUE É
É a inclusão, alteração ou cancelamento do cadastro realizado pelas administradoras de imóveis perante a Secretaria Municipal da Fazenda para o recebimento das Notificações de Lançamento do IPTU de seus clientes.
A solicitação só poderá ser feita entre os meses de fevereiro e setembro.
QUANDO SOLICITAR
Quando a administradora desejar se cadastrar, alterar seus dados cadastrais ou encerrar seu cadastro como responsável pelo recebimento do IPTU dos imóveis de seus clientes.
PÚBLICO-ALVO
Administradoras de imóveis inscritas no Cadastro de Contribuintes Mobiliários e inscritas (para alteração e cancelamento de cadastro) na Prefeitura como responsáveis pelo recebimento do IPTU de seus imóveis administrados.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados para solicitar o serviço:
Para Empresas:
- Contrato social e última alteração, se houver, ou estatuto social e ata da assembleia que elegeu a atual diretoria;
- Notificação do IPTU referente à sede da empresa;
- Documento de identificação oficial com foto e CPF do representante legal.
- Código da Administradora (para os casos de cancelamento e alteração do cadastro);
Para Autônomos:
- Documento de identificação oficial com foto e CPF;
- Notificação do IPTU, referente ao domicílio tributário do autônomo.
- Código da Administradora (para os casos de cancelamento e alteração do cadastro);
Informações necessárias para solicitação:
- É necessário a administradora ter, no mínimo, 50 imóveis para cadastrar;
- Deverá a administradora estar cadastrada no CCM com os seguintes códigos de serviço: 03980 (autônomo) ou 03212 (pessoa jurídica);
PRAZO MÁXIMO
5 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Solicitar o serviço no Portal de Atendimento SP156;
2) Preencher o formulário;
3) Acompanhe o protocolo no Portal de Atendimento SP156;
4) Caso a Secretaria Municipal da Fazenda (SF) queira pedir esclarecimentos ou documentos: você será informado e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;
5) Caso a Secretaria Municipal da Fazenda (SF) queira pedir esclarecimentos ou documentos: você deverá complementar o protocolo de solicitação com a informação desejada;
6) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status “finalizado” e a cidadã ou cidadão receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
LEGISLAÇÃO
Não há.
OBSERVAÇÃO
Todas as movimentações cadastrais geram efeito apenas para o exercício seguinte (ano seguinte) da sua solicitação.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Fazenda (SF).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 01/07/2020
Atualizado em: 07/10/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS