Ir para o menu [1] Ir para o conteúdo [2] Ir para a busca [3]

Link para tela inicial do portal SP156

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Cadastro e Atualização do Banco de Dados do Cidadão - BDC

1. O que é o serviço?

O Banco de Dados do Cidadão é o cadastro que possibilita participar do programa social Renda Mínima. 

2. Quando solicitar?

Quando tiver interesse em realizar o cadastro para acessar o programa Renda Mínima.

3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

 - Centros de Referência da Assistência Social (CRAS, consulte endereços aqui);

 - Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS, consulte endereços aqui);

 - Centros POP (consulte endereços aqui).

- Descomplica SP Campo Limpo - Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59 - Campo Limpo - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clicar aqui para ver no mapa).

- Descomplica SP São Miguel: Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 - Vila Jacuí - SP, 08060-150. De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

 Para saber o local mais próximo de sua residência, consulte os links acima ou ligue na Central de Atendimento 156

4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço

Famílias com renda mensal de até R$ 175,00 por pessoa; ter renda familiar bruta per capita mensal inferior ou igual a R$ 175,00; ter filhos e/ou dependentes, sendo pelo menos um deles com idade inferior a 16 (dezesseis) anos; e matriculados em escolas com frequência igual ou superior a 85% (oitenta e cinco por cento); possuir carteira de vacinação atualizada dos filhos e/ou dependentes menores de 7 (sete) anos. Para isso, deve ter os seguintes documentos: documentos pessoais / originais de todas as pessoas que residem na casa e os comprovantes de endereço e de matrícula das crianças.

Atenção: é muito importante apresentar TODOS os documentos pessoais que cada pessoa da família possuir. Os documentos necessários são: RG, CPF, Carteira porofissional, título de eleitor, certidão de nascimento ou certidão de casamento, declaração escolar de todas as crianças ou adolescentes que estudam e comprovante de residência com CEP o mais recente possível.

ATENÇÃO: os dados do cadastro devem ser atualizados sempre que houver alteração de renda, composição familiar, endereço, escola das crianças e adolescentes ou a cada dois anos a contar da data da última entrevista.

5. Legislação/Norma que regula o serviço

-

6. Taxas cobradas

Gratuito

7. Prazo para a prestação do serviço

O cadastro no Banco de Dados do Cidadão (BDC) é imediato. O prazo para o recebimento do benefício depende do perfil da família para contemplação.

8. Principais Etapas do Serviço - Passo a passo

A pessoa interessada deve se dirigir ao CRAS, CREAS, Centros POP ou Descomplica com os documentos em mãos e solicitar o cadastro.

Criado em: 01/02/2018

Atualizado em: 26/03/2019